Para debater “Liberdade Religiosa e Laicidade do Estado” acontece na manhã desta sexta-feira, dia 24, no plenário da Assembleia Legislativa (Alese), audiência pública com representantes de diversas religiões. A realização é da Comissão de Direitos Humanos da Alese e do Fórum Sergipano pela Liberdade Religiosa, com o apoio da deputada estadual Ana Lúcia (PT).
De acordo com a diretora dos Direitos Humanos da Secretaria de Assistência do Município de Aracaju, Lídia Anjos, a audiência abordará as implicações da recente decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que entendeu ser constitucional o ensino religioso no âmbito das escolas públicas. A proposta é debater medidas para que o modelo de Ensino Religioso que se adote seja compatível com a laicidade do Estado e contemple a diversidade religiosa e cultural existente no Brasil.
“Estamos tratando em audiência pública a liberdade religiosa e focando um pouco a discussão da decisão do STF que trata do ensino religioso nas escolas públicas, pois sabemos que saiu um relatório recente da Secretaria de Direitos Humanos Nacional, a qual aponta que entre 2011 e 2015 tem crescido os casos de intolerância religiosa com o crescimento ainda maior a partir de 2015, sendo que a principal vítima é aquela que tem menor representatividade em nosso país que são as religiões de matriz africana” destacou.
Ela disse ainda que as religiões de matriz africana representam 3% na religião do Brasil e são as principais vítimas. “O quê coloca aí outro pano de fundo na discussão é a questão do racismo, então, a discussão é promover espaço de inter-religiosidade de fomento da diversidade religiosa é importante para chamar a atenção das lideranças religiosas do seu papel na promoção da paz, mas também dos gestores públicos com o compromisso dentro dessa decisão do STF e pensar uma linha em que o ensino religioso seja focando a diversidade religiosa e não na escolha de uma determinada religião que vai excluir tantas crianças”, finalizou.
Para debater o tema, foi convidado o doutorando em Sociologia pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), Alexandre de Jesus dos Prazeres. Mestre em Ciências da Religião e Bacharel em Teologia pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), Alexandre é membro dos Grupos de Pesquisa “Cristianismo e Interpretações” e “Sociedade, Ciência e Técnica”.
Foto: Jadilson Simões
Por Agência de Notícias Alese – #REDEALESE