Por indicação da presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Sergipe a deputada estadual do PDT, Sílvia Fontes, o Grande Expediente da sessão plenária de hoje foi ocupada pela enfermeira e mestre pelo Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Federal da Bahia, Simone Andrade Porto São Pedro que proferiu palestra sobre a Sífilis Congênita.
A palestrante trouxe dados que reforçam os motivos para que os gestores públicos da área da saúde sigam atentos, mantendo as ações em busca da prevenção, já que a Sífilis Congênita não envolve só criança e mãe, mas, também o parceiro dessa mulher que adquiriu o problema. Daí a razão pela qual, Simone Porto enfatizar que o tratamento só será eficiente se houver integração da tríplice familiar, pai, mãe e filho.
Para a deputada estadual, Sílvia Fontes mais uma vez, a pesquisadora e estudiosa Simone Porto, responsável por um estudo que resultou em uma importante campanha de combate a Sífilis Congênita no estado da Bahia, só comprova que a sífilis é um problema de saúde pública, e que, como tantos outros, a melhor forma de evitá-la é a prevenção, no caso na sífilis, podendo ser evitado por meio do uso do preservativo ou camisinha.
Por, Assessoria Parlamentar