O centenário da Revolução Russa foi destacado na sessão desta quarta-feira, 25, na Assembleia Legislativa de Sergipe, pela deputada Ana Lúcia Vieira (PT).
Segundo a parlamentar, é necessário fazer um debate para mostrar o que definiu e determinou a diferença do mundo antes e depois da Revolução Russa.
“Um dos aspectos da Revolução Russa é exatamente priorizar a ciência, a pesquisa e a evolução tecnológica. E, é a primeira revolução socialista baseada na ideologia do Marxismo”, ressalta.
Ana Lúcia aproveitou para homenagear Alexandra Kollontai, que marcou a Revolução Russa.”Uma mulher revolucionária, bolchevique e a pauta da Rússia naquele momento é a pauta do Brasil hoje. É a fome, o desemprego, a prepotência, a violência dos poderosos contra a maioria da população camponesa e operária e essa mulher, apesar de filha da alta burguesia, assumiu o comissionário da Ação Social e estabeleceu a pauta das mulheres, conseguindo definir a livre liberdade da mulher, o divórcio, o aborto, a prioridade pela educação infantil, o salário igual de homens e mulheres, enfim, toda uma pauta histórica das mulheres foi priorizada”, ressalta.
Ana Lúcia informou que no próximo dia 7 de novembro, a partir das das 19h, no Centro Cultural de Aracaju, estará lançando uma exposição sobre os 100 anos da Revolução Russa, com um debate a partir de uma análise do papel da mulher.
Por Agência de Notícias Alese – #RedeAlese
Foto: Jadilson Simões