logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Para Maria, Bienal do Livro de Itabaiana valoriza cidadania sergipana

A deputada Maria Mendonça (PP) enalteceu nesta segunda-feira (23), na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), o êxito da IV Bienal do Livro de Itabaiana, realizada entre os dias 20 e 22 de outubro. Autora da Lei que a tornou Patrimônio Cultural Imaterial de Sergipe, a parlamentar destacou que a Bienal sagrou-se como maior evento cultural do Estado, contribuindo para a valorização da cidadania sergipana. “Foi uma grandiosa festa marcada por traços de compromisso, respeito, e responsabilidade com a nossa cultura”, definiu.

De acordo com Maria, durante os três dias, alunos de mais de 60 instituições de ensino de várias partes do Estado tiveram a oportunidade de acompanhar o lançamento de 300 obras literárias no mais de 30 stands, dentre elas, o livro ‘Artigos globais & outros esparsos’ do ex-governador Albano Franco, que foi prefaciado pelo jornalista sergipano Ancelmo Gois, do jornal O Globo. “Em conversa comigo, Ancelmo Gois relatou-me que ficou encantado com o nível do evento. E não apenas ele, mas certamente os mais de 60 mil visitantes fizeram uma viagem extraordinária pelo mundo do saber, como propôs o tema deste ano”, afirmou.

Segundo a deputada, a bienal abriu espaço para homenagear itabainenses ilustres que dedicaram suas vidas à promoção da cultura sergipana, “a exemplo do aguerrido jornalista Abrahão Crispim de Souza  (in memorian), que deu personalidade ao jornal O Serrano e o saudoso Bartolomeu de Carvalho Peixoto, um amante do trabalho, da arte comum e do cordel”.

DIVERSIDADE CULTURAL

Maria Mendonça também destacou a diversidade cultural que conduziu os três dias da Bienal. Segundo ela, além dos escritores, o evento atraiu centenas de pintores, poetas e músicos, a exemplo da cantora Amorosa que interpretou o Hino Nacional durante a solenidade de abertura, “demonstrando o valor da cultura e a necessidade de resgatar os talentos que ainda estão no anonimato em Sergipe”.

A parlamentar parabenizou os organizadores Carlos Eloy, Jamysson Machado e Honorino Junior pelo destemor com que conduziram a Bienal, que alcança cada vez mais pessoas. “Quero dizer do quanto fiquei feliz como cidadã itabaianense de participar de uma festa desse porte e contemplar e a nossa gente respirando cultura”, frisou Maria, ressaltando que a capital do agreste dá o exemplo ao propor um ambiente democrático de incentivo ao desenvolvimento intelectual.

FALCÃO DE OURO

Durante a solenidade de abertura da Bienal do Livro, a deputada Maria Mendonça recebeu o Troféu Falcão de Ouro, concedido a personalidades que contribuem com a disseminação da cultura sergipana. Ao agradecer a honraria, a parlamentar reforçou seu compromisso em continuar apoiando iniciativas que fomentem a cultura do Estado e a formação crítica dos sergipanos. “Foi extraordinário participar da efervescência cultural que marcou a Bienal do Livro. Itabaiana agradece e estará sempre de braços abertos para valorizar a produção cultural da nossa gente”, concluiu.

 

Foto: César Oliveira

Por Assessoria Parlamentar

 

Outras notícias para você

Acompanhe ao vivo

Pular para o conteúdo