Foi protocolado na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), projeto de lei nº 165/2017, que dispõe sobre o Plano de Arborização para Vizinhança de Indústrias Emissoras de Gases com Efeito Estufa no Estado de Sergipe. A propositura trata-se da proposta vencedora do concurso Jovem Parlamentar do Brasil na Câmara Federal, que teve como vencedora em Sergipe, a jovem Aléxia das Graças Paixão Carvalho.
De acordo com o projeto, o Plano de Arborização é obrigatório para todas as indústrias emissoras de gases com efeito estufa, instaladas no Estado de Sergipe. “O planejamento de arborização deve ser realizado em parceria com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis – IBAMA e com o órgão estadual de Meio Ambiente (Adema); as indústrias responsáveis pela execução da implantação e do manejo das árvores devem seguir as orientações e diretrizes estabelecidas pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama)”, explica o deputado.
Georgeo Passos informou ainda que as indústrias a quais se referem a lei sob a supervisão do órgão estadual de Meio Ambiente, devem promover promover programas de arborização e de educação ambiental voltados, principalmente, para o conhecimento da flora local e das espécies nativas, bem como da necessidade da conservação do bioma.
Para a execução do Plano de Arborização faz-se necessário desenvolver ações conjuntas voltadas para a educação ambiental, em que envolva as comunidades próximas às indústrias. Com isso, é possível promover uma relação sustentável e de co-participação entre empresa e comunidade.
Por Agência de Notícias Alese – #RedeAlese
Foto: Arquivo Alese