Ontem, 25, foi realizada uma reunião de trabalho com os membros da Secretaria de Saúde da União Nacional de Legisladores e Legislativos Estaduais, Unale. Sergipe esteve representado pela secretária desta Secretaria, deputada estadual, Goretti Reis. O evento aconteceu na Assembleia Legislativa da Bahia e foi para tratar do plano de trabalho para a gestão 2017/2018 e o tema principal abordado ‘os acidentes de trânsito e suas consequências’.
A Secretaria hoje é presidida pela deputada estadual Fabíola Mansuri, da Bahia. O tema: ‘Epidemias de acidentes de trânsito – seus impactos na saúde’ foi apresentado pelo relator da reforma do Código Nacional de Trânsito, deputado estadual, Sérgio Brito, outro assunto ‘o SUS que queremos, perspectivas e desafios do SUS no atual cenário político’ por Ligia Bahia.
“O problema que discutimos é de extrema importância e por isso em novembro realizaremos um seminário para ampliarmos essa discussão. São temas de relevância nacional e não podemos deixar passar sem apresentar alternativas. A questão é mais ampla do que parece, pois envolve também os altos custos para o Sistema Único de Saúde (SUS), especialmente os acidentes com motociclistas. Precisamos dessa união dos estados para encontrar saídas mais rigorosas na legislação, no Código Nacional do Trânsito, para reduzir o alarmante número de acidentes. É preciso maior penalidade e rigor na fiscalização. Não podemos esquecer das ações de educação no trânsito, a educação é necessária sempre, talvez seja a principal alternativa”, pontuou a parlamentar lembrando que isso tem ocasionado um custo elevado para o SUS, na ocupação de leitos de hospitais, nas sequelas neurológicas e ortopédicas, além do custo a previdência.
Por Ascom Parlamentar
Foto: Jadilson Simões