O deputado Moritos Matos acompanhou nesta quinta-feira, 21, a palestra sobre o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência. Palestraram o presidente da Confederação Brasileira de Vôlei para Deficientes, Ângelo Neto e a coordenadora da Rede Estadual de Cuidados às Pessoas com Deficiência, Alynne França. Eles abordaram sobre os problemas enfrentados e suas vitórias. O debate sobre esse tema acontece exstamento no Dia Nacional da Pessoa com Deficiência. “A fala dos dois palestrantes mostrou o que está sendo feito no Estado, o que precisa ser feito. Porque temos muitas leis, mas elas não são colocadas em prática”, relata Moritos Matos.
De acordo com o parlamentar, infelizmente os recursos que vem do Governo Federal são insuficientes. “O Estado não tem os recursos necessários para possibilitar as pessoas com deficiência as condições que elas necessitam”, pontua o deputado Moritos Matos.
De acordo com Alynne França, a identificação precoce de deficiência e a atenção à saúde são importantes. “A deficiência está no indivíduo, mas ela não nos define. Não é portador de deficiência, a forma correta que deve ser usada é pessoa com deficiência”, explica a coordenadora da Rede Estadual de Cuidados às Pessoas com Deficiência.
Segundo Ângelo Neto os paratletas sergipanos fazem sucesso pelo País. “Nós fazemos com amor e precisamos de apoio, por isso, solicito aos deputados estaduais o apoio, porque nós fazemos com amor e precisamos da ajuda de todos”, enfatiza o presidente da Confederação Brasileira de Vôlei para Deficientes.
Esse evento aconteceu por solicitação da presidente da Frente Parlamentar em defesa das Mulheres, deputada Goretti Reis. “Parabenizo a deputado e os dois palestrantes por trazerem para esta Casa a discussão de um tema tão importante, precisamos ter um cuidado maior em relação as pessoas com deficiência. Coloco meu mandato a disposição para ajudar naquilo que for possível”, disse Moritos Matos
Assessoria de Imprensa do Parlamentar
Fotos: Jadilson Simões