Na manhã desta quinta- feira (17), em entrevista ao Jornal Alese, edição das 9h, o professor, mestre e engenheiro eletricista do Instituto Federal de Sergipe (IFS), Campos Aracaju, Carlos Eduardo Gama da Silva, abordou a temática “Energia Solar Fotovoltaica”.
Durante entrevista, o professor esclareceu a importância de se avaliar as diversas tecnologias de conversão de energia solar para subsidiar o processo de escolha da melhor alternativa para a utilização de geração elétrica em Sergipe e no nordeste.
Carlos Eduardo explicou que no ano de 2014, apresentou o projeto de pesquisa intitulado Energia Solar Fotovoltaica, aprovado ano passado no Programa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), fruto de parceria inédita com o Instituto Federal de Sergipe e a Universidade Federal de Sergipe, concorrendo com 64 trabalhos de institutos federais do país, onde apenas 8 foram aprovados. O projeto, visa avaliar o desempenho de diversas tecnologias do sistema fotovoltaico.
O coordenador do projeto afirmou ainda que a energia solar é uma fonte de energia inesgotável, considerada uma alternativa energética inesgotável e é considerada uma alternativa energética promissora, no enfrentamento da expansão da oferta de energia com menor impacto ambiental.
“A energia fotovoltaica, fontes complementar alternativas, geram pouca energia. Elas precisam ser pulverizadas para economizar e complementar com um parque de energia já existente”, salientou Carlos Eduardo.
A Casa Legislativa, através de propositura do deputado estadual Luciano Pimentel (PSB), realizará no dia 1 de setembro, a partir das 8h, Audiência Pública sobre Energia Renovável Solar Fotovoltaica, com o objetivo de informar e esclarecer a população sobre a importância da conversão direta da energia solar em energia elétrica através de placas.
Por Agência de Notícias Alese
Foto: Jadilson Simões