logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

50 anos do Conselho Estadual de Cultura é celebrado hoje

O jornal da Alese entrevistou na manhã desta quarta- feira (16), o superintendente executivo da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), Irineu Fontes. Na pauta, Cinquentenário do Conselho Estadual de Cultura.

Durante entrevista, Irineu Fontes ressaltou a importância do Conselho da Cultura, atualmente composto por 14 integrantes, ele que é responsável pelas escolhas culturais dos editais da secretaria, onde aprovou recente o Plano Estadual de Cultura, onde responde também pelo patrimônio da cultura material e imaterial, responsável também  pela organização do calendário cultural do Estado, integrando instituições culturais públicas e privadas, além de coordenar as comemorações mais importantes, pontuou.

De acordo com o superintendente, o Conselho Estadual da Cultura surgiu pela lei nº 1478, sancionada pelo Governador Lourival Batista, baseado no modelo da legislação federal onde criou o Conselho Federal de Cultura no ano de 1965.

Irineu disse ainda que o Conselho Estadual foi responsável pela criação do Encontro Cultural de Laranjeiras, bem como o Encontro Cultural de Estância, além da defesa do acervo cultural do Estado, no que tange aos processos de tombamento e encaminhamento quanto a sua preservação.

Para marcar os 50 anos, a Secult realizará hoje, 16 de agosto, a partir das 19h30, no Teatro Tobias Barreto, entrega de medalhas aos conselheiros, com apresentação especial do concerto da Orquestra Sinfônica de Sergipe (Orsse), apresentação de dança, realizado pela bailarina e conselheira, Cecília Cavalcante; do mestre e conselheiro Zé Rolinha, com a Chegança Almirante Tamandaré, além de atração musical com os conselheiros maestro Sérgio Chagas, Antônio Amaral e Irineu Fontes. O evento é aberto ao público e convidados.

 

Por Agência de Notícias Alese

Foto: Jadilson Simões

 

 

Outras notícias para você

Acompanhe ao vivo

Pular para o conteúdo