O Projeto de Lei do deputado Moritos Matos (PROS) que trata sobre o Turismo Religioso tem a cada dia chamado mais a atenção da população sergipana e tem o total apoio do arcebispo de Aracaju, Dom João Costa. Essa PL nº 26/2017 dispõe sobre a instituição e diretrizes para o Turismo Religioso no Estado de Sergipe. Segundo o Ministério do Turismo – MinTur – esse segmento turístico movimenta R$ 15 bilhões anualmente no Brasil. Para conversar novamente sobre o Turismo Religioso o deputado Moritos Matos esteve nesta quinta-feira, 3, na Cúria Metropolitana, com o arcebispo de Aracaju, Dom João Costa. Também participaram dessa reunião o chanceler do Arcebispo, Padre Genário de Oliveira Jr; o coordenador geral da Cúria, padre José Lima; o vigário-geral, Padre Valdemir Vicente; o reitor do seminário, Padre Jânison de Sá, o assessor de comunicação, Edmilson Brito e o seminarista Alfredo Gomes.
De acordo com Dom João, o Turismo Religioso em Sergipe é muito importante. “Nós temos realmente um Estado muito rico na cultura religiosa, muitos templos históricos, e aqui se destaca São Cristóvão, Laranjeiras, Divina Pastora, Santo Amaro das Brotas e a nossa capital. Essa proposta do Turismo Religioso vem justamente para resgatar todo um legado de uma realidade que engradece nosso Estado. Então, esperamos realmente que tenhamos um excelente resultado diante do Turismo Religioso até mesmo no aspecto econômico e de sustentabilidade. Nós sabemos que o fluxo de turistas em Sergipe aquece a economia e dá oportunidade as pessoas e ao comércio. Esperamos vários impactos positivos com esse turismo dentro do nosso Estado”, expõe o arcebispo de Aracaju.
Para fomentar esse Turismo Religioso e colocar Sergipe nessa rota promissora o deputado Moritos Matos realizou no dia 7 de julho, na Assembleia Legislativa de Sergipe – Alese – uma Audiência Pública sobre Turismo Religioso que contou com a presença de Claudemir de Oliveira, diretor da maior agência de turismo religioso do País e uma das maiores da América Latina – a Catedral Viagens. “Precisamos participar dessa fatia de R$ 15 bilhões para movimentar a cadeia turística sergipana. E para que isso aconteça temos que divulgar Sergipe para todo o Brasil. Por isso, vim conversar com o Arcebispo Dom João para colocá-lo a par do que estamos fazendo para alavancar o Turismo Religioso em Sergipe. No final de setembro a jornalista Claudete Troiano da TV Aparecida vai visitar Aracaju, São Cristóvão e Divina Pastora para conhecer de perto todas as belezas que temos e produzir uma matéria para o Programa Santa Receita. Serão mais de duas horas de programa especial falando só do potencial turístico religioso de Sergipe”, revela o deputado Matos.
Moritos Matos também aproveitou a reunião com o arcebispo Dom João Costa para sugerir que ele dê mais ênfase a imagem da Padroeira Imaculada Conceição, que fica no Parque Governador José Rollemberg Leite, popularmente conhecido como Parque da Cidade, na zona Norte de Aracaju. “Sugeri a Dom João que utilize aquele local como espaço religioso. A imagem da padroeira é muito bonita. Precisamos valorizar e enaltecer tudo que nós temos. O projeto de Turismo Religioso é uma bandeira minha, mas que precisa da participação de todos os sergipanos nessa luta”, enfatiza o Moritos Matos.
O deputado, inclusive, já cobrou na Assembleia Legislativa de Sergipe – Alese – nesse retorno das atividades parlamentares a discussão desse Projeto e a votação da PL sobre Turismo Religioso. E essa luta do parlamentar recebeu o elogio do arcebispo de Aracaju. “Quero parabenizar o deputado Moritos Matos porque ele tem se empenhado bastante nesta causa tão importante que é o Turismo Religioso em nosso Estado. Essa Lei quando for aprovada trará grande benefício para Sergipe”, afirma Dom João Costa.
Assessoria de Imprensa do Parlamentar