Newton Silveira Dias Júnior, Promotor de Justiça e Diretor da Escola Superior do MPSE, concedeu entrevista ao Jornal Alese 1ª edição, na manhã desta quarta-feira (21) onde falou sobre meios de investigação digital.
De acordo com o promotor, a Procuradoria Geral de Justiça (PGJ), por intermédio da Escola Superior do Ministério Público e do Centro de Apoio Operacional do Patrimônio Público e Ordem Tributária, estará realizando curso na área de Inteligência e Investigação dos Crimes contra a Administração Pública, dividido em quatro módulos, onde o primeiro módulo teve início no dia 19 de junho, seguindo o cronograma nos dias 26 de junho, 03 e 10 de julho.
Segundo Newton Silveira, a necessidade do curso surgiu para aprimorar conhecimentos, diante das novas demandas de crimes na internet. “A internet, as redes sociais, a tecnologia da informação de uma geral, são ferramentas para nossa investigação se tornar mais eficaz”, disse.
Curso
O Curso é voltado para promotores que tem atribuição criminal e ação de defesa do patrimônio público, além dos servidores do MP. Newton Silveira, explicou ainda que o primeiro módulo teve a participação da polícia civil e de alguns promotores e servidores que vieram de outros estados , a exemplo de Pernambuco. Para ele, a integração entre os órgãos públicos é fundamental.
“A relação entre o MP, Polícia Judiciária, Polícia Civil, Tribunal de Contas, os órgão de controle de maneira geral tem uma relação que eu diria republicana. Nós temos uma relação muito boa. Trabalhamos juntos. É o que a sociedade quer”, afirmou o promotor.
Por Agência de Notícias Alese
Foto: Jadilson Simões