A deputada petista, Ana Lúcia, utilizou o Pequeno Expediente na manhã de hoje, 13, para falar sobre o Dia Mundial contra o Trabalho Infantil, celebrado ontem (12/6). Destacou, a parlamentar, que o indiano Kailash Satyarthi, prêmio Nobel da Paz de 2014, lançou nesta última segunda-feira, em Brasília, a campanha “100 Milhões por 100 Milhões” – contra o trabalho infantil e toda forma de exclusão de crianças e adolescentes. O objetivo é mobilizar 100 milhões de pessoas, estimulando especialmente os jovens, a lutar pelos direitos de crianças em situação de vulnerabilidade.
” É uma ação Educativa, que integra 2oo entidades da sociedade civil. Ontem foi lançada a Campanha Mundial de Combate ao Trabalho Doméstico Infantil, 100 Milhões por 100 Milhões. Que visa levantar 100 milhões de pessoas combatendo o trabalho. A campanha do Prêmio Nobel da Paz, foi lançada junto com a sergipana do município de Maruim, que representa a Juventude no cenário do trabalho Infantil, e ainda, junto com a Ana Rosa, do Paraná, que liderou ocupações nas escolas, juntas lançaram a campanha com o Prêmio Nobel da Paz”, explicou Ana Lúcia, solicitando ao presidente da Casa Legislativa que a TV Alese aderisse à campanha. Enfatizou ainda que logo haverá uma parceria de Sergipe junto ao Ministério do Trabalho sobre a referida campanha.
Parlamentar encerrou dizendo que a UNICEF registrou o número de 168 milhões de crianças trabalhando no mundo. Número no Brasil, segundo o IBGE e PNAD, registra-se em 2 milhões de crianças com idades entre 5 a 17 anos, “e que número caiu mais, cerca de 20 % entre os anos de 2013 e 2014 de quase 20% . Entretanto, número de crianças trabalhando começa a crescer. Todos os países signatários aderiram , o Brasil também, pois fazemos parte da Organização Internacional do Trabalho(OIT). O combate ao enfrentamento aoo Trabalho Infantil é uma violação ao Direitos Humanos”, frisou Ana Lúcia.
Por Agência de Notícias Alese
Foto: Jadilson Simões