A deputada Estadual, Ana Lúcia, do PT, usou a tribuna da Casa Legislativa na manhã de hoje, 31 de maio, para tecer críticas ao secretário de Educação de Sergipe. “Vim trazer uma situação que os professores da Rede Estadual estão a vivenciar. “É que o secretário de Estado da Educação, elaborou uma proposta de Plano de Carreira, como secretário de Estado no Conselho Nacional dos Secretários. Ele instituiu e construiu um grupo de trabalho na secretaria de Educação para assessorar os municípios, para que esses municípios mudem o Plano de Carreira. Na proposta que ele defende, todos os direitos são retirados, um professor só vai ter vencimentos e não é nem subsídios, é vencimento”, asseverou a deputada.
Ana Lúcia comentou ainda que “alguns prefeitos, ano passado, fizeram um Termo de Adesão, e alguns prefeitos que assinaram o termo não foram reeleitos, e os novos perfeitos, grande parte, não assinaram. Isso ontem, hoje não sabemos, pois ele convocou uma reunião com todos os prefeitos. Ressaltou que o sindicato entrou com pedido na justiça sobre a situação e, segundo a deputada, situação foi favorável para os professores.
” A juíza Simone Fraga estabeleceu ganho de causa para o sindicato, e eles (governo) recorreram. Então a doutora Simone novamente colocou que o Plano de Carreira não está sendo respeitado. Que eles não respeitam, a Progressão Vertical e nem Horizontal. Que está todo mundo, até quem tem mestrado, recebendo o mesmo piso. Eu espero que o governador não recorra mais e respeite o que existe na legislação em vigência, pois é uma absurdo o desmonte da escola pública”, reclamou a situação à parlamentar, ressaltando que no próximo dia 14, o presidente do Sindese irá a Assembleia Legislativa, ” nós teremos a oportunidade de escutar o presidente do sindicato dos professores aqui na Alese”, pontuou Ana Lúcia.
Para finalizar colocações, frisou: “Fica aqui o registro, protesto e indignação, dessa politica implementada pelo Governo Federal, que vem repercutindo no governo Estadual em todas as áreas. E de uma forma singular especial, na Educação”.
Por Agência de Notícias Alese
Foto: Jadilson Simões