logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Maria apela por ações que estimulem a reinserção social de presos em SE

A deputada estadual Maria Mendonça (PP) apresentou hoje (10) uma Moção de Apelo ao governo de Sergipe sugerindo que sejam envidados esforços no sentido de criar políticas públicas que estimulem a inserção social de presos que estão custodiados nos presídios sergipanos. A iniciativa foi subscrita pelos parlamentares presentes à sessão.

Ociosos, enquanto cumprem penas, os detentos, em geral, não têm acesso a essas políticas e quando deixam o sistema prisional enfrentam sérias dificuldades para serem reinseridos no mercado de trabalho e, consequentemente, na sociedade.

Para Maria, um dos fatores que mais contribui para a reincidência no crime é a dificuldade que o ex-detento encontra para ser absolvido pelo mercado de trabalho. Ela chamou a atenção para um dado do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), segundo o qual apenas 15% das vagas disponíveis no cenário produtivo são preenchidas por ex-detentos.

Para tentar mudar um pouco essa realidade, em 2011 o CNJ lançou um projeto com a intenção de estimular a reinserção de presidiários e ex-presidiários no mercado de trabalho. “Há uma clara falta de estrutura do nosso sistema penitenciário para gerar as condições que os apenados precisam para conseguir se sustentar após o cumprimento da pena”, afirmou Maria Mendonça, ao observar que a falta de incentivo ao trabalho dificulta a ressocialização, reforça o ciclo da criminalidade e mantém famílias desestruturadas.

Por Assessoria Parlamentar

Outras notícias para você

Últimas Notícias

Acompanhe ao vivo

WHATSAPP

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular

Pular para o conteúdo