logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

ABEP debaterá “Psicologia Sergipana” em Encontro Regional

A Associação Brasileira de Ensino de Psicologia (ABEP) promove nesta sexta-feira (5), a partir das 18 horas, no auditório do Campus I da Faculdade Pio Décimo, em Aracaju, o I Encontro Regional da ABEP, com o tema “Psicologia Sergipana em Foco”, para discutir os impactos das experiências de estágio curricular na formação e atuação profissional da (o) psicóloga (o). O evento tem o apoio do Conselho Regional de Psicologia de Sergipe da 19ᵃ Região (CRP19).

Em entrevista à TV Alese, uma das palestrantes do evento, a Profª Dra. Suenny Fonsêca de Oliveira, representante da Associação Brasileira de Ensino de Psicologia, destacou os avanços da área. Falando um pouco do mercado sergipano, ela enfatizou que “a Psicologia tem crescido muito. Existem diversas áreas e só no Conselho Federal existem 12 categorias, que nós costumamos chamar de títulos de especialista”.

Sobre o evento, ela explicou que o foco é discutir a psicologia sergipana e quais as atuações dos psicólogos, sobre como eles estão trabalhando na prática e quais são as propostas de estágio das instituições. “Este é um evento da Associação Nacional de Ensino de Psicologia, mas tem o apoio do Conselho Regional e pelas quatro instituições de ensino de psicologia aqui do Estado: a Unit, a UFS, a Fase e a Pio Décimo. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas direto no site”.

Suenny Fonsêca destacou ainda que a Psicologia tem sido um dos cursos mais procurados na formação acadêmica. “Pelos guias de estudantes, seja da área de Saúde ou das ciências sociais e humanas, a psicologia é uma das profissões mais buscadas atualmente. Eu sou sergipana, por exemplo, e saí para estudar em outro Estado porque aqui a gente só tinha o curso na UFS. Hoje nós temos quatro instituições e mais duas cadastradas no MEC, esperando a visita para serem aprovadas. Sem contar os cursos de pós-graduação”.

Por fim, ela relacionou o interesse dos jovens pela Psicologia, pela diversidade do seu campo de atuação. “O homem hoje tem sido estudado em diversas áreas, através de uma perspetiva histórica, econômica e antropológica. A Psicologia não está inserida apenas na Clínica, mas no trânsito, na área hospitalar. O homem está criando novos modos, está mais enclausurado, na sua internet, no seu aparelho celular e nas suas relações sociais”.

Ou até mesmo pelo desenvolvimento de patologias que levam ao adoecimento. Estamos vivendo uma nova fase que a Psicologia Positiva, que está estudado para que esse ser humano não chegue a adoecer em função das diversas demandas sociais, da violência. São tantas áreas de atuação que hoje dizemos contar com as psicologias. O importante hoje em dia é que a gente tenha esse compromisso social e se volte a entender as demandas de cada comunidade, procurando agir, dando a sua contribuição”, finalizou Suenny Fonsêca.

Por Agência de Notícias Alese

Outras notícias para você

Acompanhe ao vivo

Pular para o conteúdo