Na manhã de hoje, 25, a presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Mulher, deputada estadual Goretti Reis, aocupou a tribuna para convidar a todos para participarem de mais um debate sobre: ‘Acesso a tratamentos para o câncer de mama metastático no SUS: o que mudou? A iniciativa foi mais uma indicação da parlamentar e o evento será realizado às 14 horas de amanhã, 26, no Plenário da Assembleia Legislativa
Na ocasião serão discutidos o que mudou em quase dois anos após a Associação dos Amigos da Oncologia (AMO) e a Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde de Mama (Femama) terem realizado essa discussão pela primeira vez em Sergipe. Na ocasião falarão sobre o tema, a presidente voluntária da Amo, Conceição Balbino, o defensor público da União, Vinícius Freire Vinhas, o médico oncologista, Roberto Gurgel e a técnica da Atençao Oncológica do SUS, Lívia Angélica da Silva. Também será apresentado um depoimento da paciente Ivaneide dos Santos Ferreira.
“Convido os colegas parlamentares para mais essa audiência pública que temos como parceiros a AMO e a Femama. Ela acontece para se comemorar o Dia Nacional de Combate ao Cancêr de Mama, comemorado em 29 de abril e que acontece em todas as casas Legislativas e meios de comunicação. Nosso objetivo é fazer com que o problema seja visto e a questão de acessos a medicamentos e tratamentos seja de alcance de todos. Ainda vemos, infelizmente, mulheres com cancêr de mama passando meses sem conseguir tratamento e procedimento necessário para a cura. Enquanto mais tarde a detecção da doença, maior a possibilidade de metastáse. Essa audiência tem o objetivo de buscar melhorias e agilidades para os tratamentos realizados pela Secretaria Estadual de Saúde. Precisamos saber quais os avanços e as deficiências no acesso a esses serviços”, comentou a parlamentar.
Por Assessoria Parlamentar
Foto: Jadilson Simões