Nesta quarta-feira, 5, o deputado Moritos Matos (PROS) acompanhou no plenário da Assembleia Legislativa de Sergipe – Alese – a palestra do arcebispo de Aracaju, Dom João José Costa sobre a Campanha da Fraternidade 2017. A Campanha tem como tema “Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida” e o lema é “Cultivar e guardar a criação” (Gn 2.15). “A Igreja Católica, através Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB – todos os anos têm a preocupação de escolher temas que possam vir a ser abordados pelo Parlamento e pela sociedade como um todo. E esse tema dos biomas é do interesse de grandes grupos econômicos. Cerca de 70% do nosso Congresso (deputados federais e senadores) foram eleitos com o dinheiro dos grandes frigoríficos brasileiros”, expõe o deputado Moritos Matos.
O parlamentar acrescenta que não só a Igreja Católica participa desta Campanha, outras religiões também aderem a esse movimento em favor da vida. “Existem outras denominações também que entram para defender os interesses do povo. Porque quando você vê que os grandes frigoríficos, que os grandes empresários deste País investem no político é com algum interesse. Eles querem a aprovação de leis que permitam que eles tomem as terras dos índios, dos produtores rurais, aqueles que muitas vezes não tem forças para se defender. Ai entra a Igreja para defender a sobrevivência do homem e consequentemente a natureza”, afirma o deputado Moritos Matos.
A sessão sobre a Campanha da Fraternidade foi realizada através do requerimento das deputadas Ana Lúcia (PT) e Maria Mendonça (PP). “Essa Casa tem uma grande responsabilidade na aprovação de leis. Eu fico grato pela iniciativa da deputada Ana Lúcia e Maria Mendonça, e pela aprovação da Casa para que esse tema pudesse ser discutido aqui na Assembleia”, ressalta o arcebispo, Dom João. De acordo com ele, todos devem contribuir para a preservação do planeta. “O nosso planeta vem sendo bastante degradado e se cada um fizer a sua parte vamos ter um planeta recuperado. Vamos ter uma casa bem preservada para receber as futuras gerações. Que eles vejam a beleza da criação dessa obra-prima feita pelo próprio Deus”, expõe Dom João.
O deputado Matos ressalta que esse tema veio no momento oportuno. “Há diversos projetos em Brasília para que as áreas utilizadas para o agronegócio posam aumentar, inclusive no Estado de Sergipe há áreas que podem ser vendidas ou repassadas paras que grandes grupos econômicos possam explorar. Então, a igreja vem com essa preocupação de não permitir que isso aconteça. E é de suma importância que a sociedade saiba o que ocorro nos bastidores da politica, principalmente em Brasília. E eu sei que temos muita gente boa lutando para que o nosso povo continue tendo vida e vida em abundância. Parabenizo as deputadas Ana Lucia e Maria Mendonça por trazerem este tema para esta Casa”, finaliza o deputado Moritos Matos.
Assessoria de Imprensa do Parlamentar
Foto: Jadilson Simões