logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Turismo Religioso: esse foi o tema da reunião entre Moritos Matos, Arcebispo Dom João e representantes da Fundação de Arte Sacra e da Setur

 
O projeto de Lei n° 26/2017, de autoria do deputado estadual Moritos Matos (PROS), dispõe sobre a instituição de diretrizes para o Turismo Religioso no Estado de Sergipe e deve em breve entrar na pauta de votações da Assembleia Legislativa de Sergipe – Alese. Mas enquanto isso não acontece o parlamentar continua em busca de parceiros para que o Turismo Religioso possa garantir ainda mais renda para o povo sergipano.
 
Na terça-feira, 29, o deputado Matos esteve novamente na Cúria Diocesana para tratar deste importante tema. “A reunião foi com representantes da Fundação Museu de Arte Sacra, com o arcebispo Dom João José da Costa (Presidente da Fundação) e o diretor de Turismo e Marketing, Allan Alberto Santos de Oliveira(que representou o secretário de Turismo Fábio Henrique) para trocar dados sobre a situação do acervo e catalogar os espaços para que possamos montar um portfólio com todo o potencial que temos”, relata o deputado Moritos Matos.
 
Também participaram desta reunião: os padres Genário de Oliveira Júnior (Vice Presidente da Fundação), Hernani Romero da Silva Santos (Diretor Executivo da Fundação) e José Lima Santana; Sayonara Viana (Diretora do Museu de Arte Sacra de São Cristóvão) e os demais membros do Conselho: Terezinha Alves de Oliva, Verônica Maria Meneses Nunes, Paulo Amado Oliveira, Marco Antônio Galrão Leite de Almeida, Lícia Violeta Lima Martins e Edmilson Santos Brito. Além das arquitetas Marta Chagas e Arabela Rollemberg e da advogada Stela Maris.
 
AMPLIAR O TURISMO RELIGIOSO
 
Antes desse encontro, o o deputado Moritos Matos já havia conversado com o Arcebispo Dom João e com secretário estadual de Turismo, Fábio Henrique no dia 21 de março. “O nosso objetivo é ampliar o fluxo de turistas mediante a promoção e o apoio ao desenvolvimento do Turismo Religioso em Sergipe. Para isso temos que ampliar a rede de apoio”, pontua Moritos Matos.
 
Durante a conversa os representantes da Fundação solicitaram o apoio da Setur para garantir que igrejas de São Cristóvão possam ter equipes para abri-las diariamente, porque os turistas chegam a cidade e encontram esses espaços fechados. A Fundação Museu de Arte Sacra visitou Socorro, Laranjeiras, Santo Amaro das Brotas, Maruim e São Cristóvão e tem os dados desses locais. 
 
Um grande desejo do Arcebispo é resgatar a cidade de São Cristóvão. “Primeiro precisamos arrumar a casa para receber bem os turistas. Assim eles sairão daqui com as melhores impressões. É de suma importância resgatar nossa cultura”, expõe Dom João.
 
No projeto de Lei de autoria do deputado Moritos Matos consta que será  necessário que o Governo do Estado faça investimentos para implantação de infraestrutura básica nas localidades turísticas, construção e conservação de rodovias estaduais que dão acesso a esses centros turísticos. “Melhorar a estrutura é essencial para que os turistas e os sergipanos aproveitem todo o potencial turístico que temos”, afirma o deputado Moritos Matos.
 
O diretor de Turismo e Marketing, Allan Alberto Santos de Oliveira ressaltou que irá visitar a Agência Catedral, única credenciada pelo Vaticano para organização de pacotes de Turismo Religioso no País. “Vou a Campinas (São Paulo) para discutir junto com a operadora que trata de Turismo Religioso no Brasil os parâmetros e as oportunidades de construir um produto turístico religioso para o Estado de Sergipe, com foco em São Cristóvão, e nas suas atrações: como Museu de Arte Sacra e a história da Irmã Dulce. Então buscando esses parâmetros a gente espera construir um roteiro e atrair um novo segmento de turistas para Sergipe”, explica diretor de Turismo e Marketing, Allan Alberto.
 
Assessoria de Imprensa do Parlamentar

Outras notícias para você

Acompanhe ao vivo

Pular para o conteúdo