Comemora-se nesta terça-feira, 21, o Dia Internacional da Síndrome de Down. Para comemorar a data, o Centro de Reabilitação do Ipesaúde vai realizar o 1º Encontro de Atenção à Sindrome de Down, quando serão realizadas cinco palestras.
Em entrevista à TV Alese nesta segunda-feira, 20, a coordenadora do Centro de Reabilitação Maria Virgínia Leite Franco, Márcia Fonseca, informou que as palestras serão proferidas por uma equipe multidisciplinar. “Profissionais como neuropediatra, fisioterapeuta, terapeuta educacional, psicóloga e odontóloga, farão cinco palestras sobre os cuidados que os pais têm que ter ao longo da vida, além da inclusão dessas pessoas à sociedade”, ressalta.
Márcia Fonseca destacou que a Síndrome de Down não é uma doença. ”A Síndrome de Down é uma alteração genética e a data foi instituída para quebrar esse mito porque o preconceito com certeza existe devido à falta de informação. No Centro de Reabilitação do Ipesaúde, acolhem as mães quando descobrem durante a gestação e quando nascem, para abordar o assunto com mais leveza possível”, explica.
Ela lembrou a importância da inclusão social. “É importante quando as crianças chegarem à escola, sejam tratadas como normais e contem com o estímulo por parte dos pais e das outras pessoas, fazendo com que haja a construção de um caminho sem preconceito e com respeito e mais inclusão”, destaca.
O evento acontece a partir das 17h no Centro de Reabilitação Maria Virgínia Leite Franco, localizado à Rua Dom José Thomaz, 339, bairro São José e será voltado para profissionais de várias áreas, pais de pessoas com Síndrome de Down e a sociedade de um modo geral.
Por Agência de Notícias Alese
Foto: Jadilson Simões