logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Jairo vê com otimismo implementação de plano para combater os efeitos da seca

Sertanejo de Nossa Senhora da Glória, o deputado estadual Jairo de Glória (PRB) vê com entusiasmo a implementação das ações de combate à seca, anunciadas pelo governador Jackson Barreto e que serão implantadas a partir da segunda quinzena deste mês. “Inicialmente, as medidas vão atender aos municípios do Alto Sertão sergipano, mas acreditamos que mais adiante o governador, que tem sido um grande parceiro, amplie essas ações para todos os municípios que sofrem o forte impacto da longa estiagem”, afirmou Jairo.

 

Inicialmente, de acordo com o deputado, serão atendidos os municípios de Gararu, Canindé de São Francisco, Poço Redondo, Porto da Folha, Nossa Senhora da Glória, Monte Alegre e Carira. “Essa é região mais afetada. Porém, existem 30 municípios que decretaram situação de emergência em virtude da longa estiagem e que, não tenho dúvida, terá uma atenção especial, pois não só os produtores, mas todas as famílias que sobrevivem de culturas agrícolas têm enfrentado os efeitos dessa seca dolorosa. Temos visto os animais morrendo por falta de alimento e água. É calamitoso e muito triste esse quadro”, disse Jairo, que mora em Glória.

 

O deputado destacou as várias iniciativas adotadas pelo governo estadual no sentido de minimizar os efeitos e, consequentemente, diminuir o sofrimento do povo do sertanejo que é forte e a cada ano é desafiado a enfrentar secas cada vez mais severas. “Uma frente foi criada, depois de uma audiência pública, sugerida por mim, na Assembleia Legislativa e que contou com a participação de diversos setores, inclusive de agricultores. E, a partir de então, o governador não tem medido esforços para adotar medidas que melhorem a situação”, afirmou Jairo, ao destacar a limpeza de barragens, abertura de poços e a regularização fundiária, sem contar com a isenção do pagamento para a aquisição de água através de carros-pipa e tantas outras ações adotadas pelo governo.

 

“Infelizmente não temos tido a mesma sorte com o governo federal”, disse Jairo, ao lembrar que só a partir de amanhã (2) é que será dado início ao processo licitatório para a aquisição de veículo para fazer o transporte do milho que será distribuído pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). “Ou seja, se brincar, esse milho só vai chegar para quem precisa, quando os animais já estiverem dizimados”, lamentou o deputado.

 

Por Assessoria Parlamentar

Outras notícias para você

Acompanhe ao vivo

Pular para o conteúdo