O presidente da Assembleia Legislativa, Luciano Bispo, recebeu na manhã desta segunda-feira, 20 de fevereiro, uma comissão da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros de Sergipe. O motivo da visita, que foi encabeçada pelo deputado estadual, Capitão Samuel, do PSL, é de que o Estado de Sergipe tenha o seu próprio Código de Ética e Disciplina.
Segundo o deputado, Capitão Samuel, Código precisa ser evoluído, de acordo com a realidade dos comandos. ” O Código de Ética precisa ser evoluído, pois o Registro Disciplinar do Exército (RDE) não cabe para o regime militar em Sergipe, pois foi criado anterior à Constituição Federal”, explicou o Capitão, parlamentar.
O presidente da Casa Legislativa, Luciano Bispo, ouviu atentamente a apresentação da Proposta de Criação do Código de Ética e Disciplina, a qual foi apresentado tenente-coronel Paiva, da Polícia Militar. “Realmente observo que há necessidade de evolução no Código de Ética, mas como se trata de lei, aguardaremos o amadurecimento dessa proposta. Posteriormente, eles enviarão esse projeto para à Casa, mas, que quando vier, já vem enviada pelo governador. Tem que ser bem discutido, para que amanhã eles não paguem um preço bem maior com a sociedade, pois quando você mexe com leis, na corporação internamente, nas questões das punições, é algo dificultoso. Desejo um bom avanço na questão disciplinar deles. Estão sobre regidos por uma lei de mais de 150 anos, é preciso evolução”, pontua Luciano Bispo.
O comandante do Corpo de Bombeiros, Eduardo Carlos Santos Perreira, ressalta necessidade de evolução do Código de Ética, e ressaltou a importância do Comitê para Criação do Código de Ética e Disciplina do Estado de Sergipe. ” Utilizamos o Registro Disciplinar do Exército, o RDE, criado na década de 40. Precisamos de criar o nosso código de acordo com a realidade do comando, tanto da Polícia Militar como do Corpo de Bombeiros. A ocorrência de uma transgressão, por exemplo, tem de esse militar ter de passar cerca de 10 anos para ser evoluído na carreira. São pontos como esses que estamos mudando no Código de Ética específico para a os militares”, esclarece o comandante.
O deputado Georgeo Passos também esteve presente na apresentação do pre-projeto, e disse que ficou feliz em ver a Polícia Militar efetivamente debater o assunto.
Por, Agência Alese de Notícias