logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Zezinho destaca trabalho de ressocialização de jovens pela SEIDH

O secretário de Estado da Mulher, Inclusão, Assistência Social, do Trabalho e dos Direitos Humanos (SEIDH), Zezinho Sobral, foi entrevistado pela TV Alese, quando destacou as obras da nova Unidade de Medida Socioeducativa de Internação Masculina Rosalvo Alexandre, em Nossa Senhora do Socorro. A iniciativa é fruto de um investimento de R$ 14,4 milhões do Governo de Sergipe e do Governo Federal. A expectativa é que a unidade entre em funcionamento até o final do ano.

Ao falar sobre a importância da nova Unidade, Zezinho Sobral destacou o trabalho de ressocialização pela secretaria. “Esta é uma obra de alcance nacional e virá estruturada e muito bem planejada, obedecendo todas as exigências. Colocando todo o pessoal e os equipamentos, nós teremos uma das melhores unidades de ressocialização do País e, quiçá, de toda a América Latina. Seremos uma referência no ressocializar as pessoas e reintegrá-las novamente junto à sociedade”.

Em seguida, Zezinho Sobral explicou que há um planejamento para separar menores infratores por idade. “O objetivo do trabalho será buscar a forma mais eficiente de ressocialização. Estudos feitos com a nova gestão da Fundação Renascer, que tem Wellington Mangueira a frente, tem um acompanhamento maior, está mais próximo dos jovens, o que tem reduzido muito o número de reincidências”.

O secretário colocou ainda que há uma atenção especial da SEIDH com os jovens que cometeram delitos mais graves. “Eles estão em menor número, mas isso determina a exclusão deles da sociedade. Acho que trabalhando melhor esses jovens, eles podem ser reconduzidos sim ao meio social. A intenção do equipamento é informar ao jovem da necessidade de sua recuperação e de que ele precisa retornar à sociedade o mais rápido. Não é uma Unidade bem feita que vai mudar o ser humano. Eles precisam ser estimulados e devidamente capacitados para retomarem suas vidas do lado de fora”.

Por fim, Zezinho Sobral explicou que a arte, o esporte e a religião ajudam no trabalho de ressocialização e que a secretaria estará abertas para que se promovam parcerias neste sentido. “Isso só ajuda a nossa sociedade e estimula os jovens a seguirem uma proposta diferente”, disse, enfatizando que a secretaria também tem várias ações em andamento, como em defesa e proteção da mulher.

Obra

A Unidade de Medida Socioeducativa de Internação Masculina Rosalvo Alexandre disporá de seis blocos, com muros de contenção e guarita elevada, incluindo área administrativa, sala de revistas, chalé de visita íntima, quadra poliesportiva coberta, reservatórios, subestação elétrica, espaço ecumênico e auditório com capacidade para 100 pessoas. Contará ainda com rampas para acessibilidade e pisos táteis, quatro salas de atendimento psicológico, pedagógico, social e jurídico; quatro salas de aula, quatro salas para oficinas, sala de informática, biblioteca e sala de professores. A unidade também disporá de um amplo refeitório, sala de nutricionista, duas enfermarias, dois consultórios médicos, sala de esterilização, entre outros espaços.

Por Agência de Notícias Alese

Foto: Jadílson Simões

Outras notícias para você

Acompanhe ao vivo

Pular para o conteúdo