logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Correios realizam o 46º Concurso Internacional de Redação de Cartas

Com a finalidade de incentivar a criatividade e o conhecimento o União Postal Universal (UPU), sediada em Berna (Suíça), realiza nos próximos dias, o 46º Concurso Internacional de Redação de Cartas. No Brasil, o concurso será realizado pela Empresa de Correios e Telégrafos. As redações feitas por crianças e adolescentes devem ser inscritas pelos estabelecimentos de ensino e não pelos alunos. O tema em 201 é: “Imagine que você é um assessor (a) do novo Secretário Geral da ONU. Qual é o problema mundial que você o ajudaria a resolver em primeiro lugar e de que forma você o aconselharia para isso?”.

Entrevista sobre o assunto na TV Alese.

Entrevista sobre o assunto na TV Alese.

Na manhã desta terça-feira, a assessora de Comunicação dos Correios em Sergipe, a jornalista Gabriela Melo, informou que, cada escola pode inscrever até duas redações. “A gente não aceita a redação inscrita diretamente pelo aluno. O prazo da inscrição é até o dia 17 de março. No caso de Aracaju, como o dia 17 de março é feriado, essas inscrições devem ser postadas até o dia 16. O regulamento completo e a ficha de inscrição estão disponíveis no site dos Correios”, ressalta.

No Brasil, o concurso é desenvolvido em três fases: escolar, estadual e nacional. A fase internacional – fica a cargo da UPU. A participação pode ser feita por meio das escolas (rede pública e privada), que selecionam, entre as redações de seus alunos, até duas melhores cartas para representá-las. A primeira melhor redação de cada estado segue para a fase nacional, onde é escolhida apenas uma carta, que irá representar o Brasil na fase internacional.

“A UPU é um portal universal que congrega entidades postais de 192 países. Então entre 192 países, o Brasil é o segundo maior campeão, fica atrás apenas da China em número de vitórias”, destaca Gabriela Melo.

Tema

Sobre o tema, a assessora de Comunicação dos Correios em Sergipe lembrou que dá margem à vários assuntos. “O tema da redação esse ano faz com que o aluno possa tratar de vários assuntos a exemplo da fome, da tecnologia, é bem amplo”, entende acrescentando ser importante a participação do professor em sala de aula, na orientação e na oferta de textos que sirvam de bases para que o aluno tenha argumentos e subsídios para a redação que deve ter até 900 palavras e deve ser escrita de próprio punho, em português, em caneta azul ou preta.

Podem se inscrever alunos de escolas públicas e particulares, em idades até 15 anos. “Tem prêmios em dinheiro para estimular a participação dos alunos para os primeiros, segundos e terceiros colocados em nível nacional e nacional. A premiação para o primeiro colocado no Estado de Sergipe será de um mil reais para o aluno e de 2 mil reais para a escola”, complementa Gabriela Melo.

Por Agência de Notícias Alese

Fotos: Jadilson Simões

 

Outras notícias para você

Acompanhe ao vivo

Pular para o conteúdo