logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Deputado Jairo de Glória faz apelo por Sertão Sergipano

“Os animais estão sofrendo com a estiagem. E isso afeta toda a comunidade rural que sobrevive da venda da carne e do leite. O povo está vendendo o gado com um preço bem abaixo do mercado. A sensação de deserto no Sertão é muito grande”.

O deputado estadual Jairo de Glória (PRB) não esconde sua preocupação com os efeitos de uma das piores secas do Sertão sergipano. O parlamentar, que tem uma identificação muito forte com a região, explicou que a situação é muito grave e que o sertanejo vem resistindo com bravura a estiagem. Para o deputado, os governos devem unir forças e deixar a disputa política de lado.

Para Jairo de Glória, está faltando ação por parte do governo federal. “Infelizmente esta é uma triste realidade. O governo federal não está agindo e o governo do Estado faz o que pode junto ao Exército. O povo está sofrendo sem abastecimento de água. A situação na nossa região tem sido crítica”.

O deputado explicou que, recentemente, os sertanejos promoveram uma manifestação em Porto da Folha. “Olha a Cohidro está promovendo uma força-tarefa coma perfuração de novos poços na região. Por sua vez, a Deso está atuando para coibir furtos. A queda de braço dos políticos não vai resolver o problema”.

Jairo de Glória ainda acrescentou que está faltando água até o consumo humano. “Os animais estão sofrendo com a estiagem. E isso afeta toda a comunidade rural que sobrevive da venda da carne e do leite. O povo está vendendo o gado com um preço bem abaixo do mercado. A sensação de deserto no Sertão é muito grande”.

Em seguida, o parlamentar reconheceu a superação do sertanejo que, segundo ele, “é um povo forte, que consegue produzir no seco”. Jairo de Glória aproveitou para fazer um apelo às autoridades. “Chegou a hora de todos unirmos forças, de todos os partidos e grupos políticos. É necessária uma ação efetiva e conjunta para ajudar o Sertão. Tem que aumentar o número de caminhões-pipa, mas a redenção da nossa região seria mesmo se a obra do Canal de Xingó, anunciada pelo governo federal, saísse do papel”.


Burocracia

Jairo de Glória explicou ainda que tem conversado com o governador Jackson Barreto (PMDB) em busca de alternativas para o problema. “Ele (JB) telefonou para o ministro da Integração Nacional solicitando a liberação de 700 toneladas de milho que já não servem para plantar, mas que vão ajudar no consumo animal. Vai amenizar o problema, mas infelizmente a burocracia é muito grande”.

Por fim, o deputado disse que o governador espera do Ministério da Integração a liberação de R$ 10 milhões, sendo R$ 3 milhões para a Cohidro para a estruturação de poços artesianos já construídos, além do abastecimento de água e perfuração de novo poços.

 

Por Agência de Notícias Alese

Outras notícias para você

Acompanhe ao vivo

Pular para o conteúdo