O deputado estadual Jairo de Glória (PRB) participou na última sexta-feira,20, de audiência com o presidente do Banco do Estado de Sergipe, Fernando Mota. Dois pontos estiveram em pauta: a criação de uma linha de crédito especial para as fabriquetas de queijo, e a abertura de um posto avançado do banco, em Santa Rosa do Ermírio, no município de Poço Redondo, bem como de uma agência em Monte Alegre.
Jairo destacou as dificuldades enfrentadas pelos donos de pequenas queijarias para se manter no mercado e ampliar os negócios, em virtude de não terem acesso a linhas de créditos especiais, o que acaba os obrigando a ficarem na informalidade. “Com um fundo de aval, esses pequenos produtores de queijos saem da informalidade, organizam-se, tomando como base a sua capacidade de captação de matéria prima para a fabricação do queijo, afirmou o deputado.
Ele explicou que as queijarias que suportam a captação de até 2,5 mil litros de leite, serão atendidas por um projeto; as que têm captação de até 5 mil litros de leite, terão outro projeto. Jairo lembrou, ainda, que as pequenas queijarias são responsáveis pela geração de aproximados 15 mil empregos na região sertaneja. “São esses trabalhadores que geram emprego e impulsionam a economia. Uma linha de crédito específica, com certeza, trará importante benefício”, afirmou Jairo, que tem se somado à luta dos sertanejos.
Por Assessoria Parlamentar