“A prática é criminosa, uma brincadeira de péssimo gosto. Ocupam o terminal com falsas ocorrências, deixando na linha a esperar quem realmente precisa do atendimento”, externa Ronei Barbosa, Samu Sergipe.
Trote não é brincadeira. A ação criminosa que é praticada por adultos e crianças vem gerando sérias consequências ao atendimento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Sergipe). Diante dessa situação, o Samu Sergipe intensifica a campanha “Sou Amigo do Samu – Não Passo Trotes”. O objetivo é orientar crianças, jovens e adultos sobre os prejuízos causados pelo envio de chamadas falsas através do 192, e ainda, de ressaltar a importância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência no salvamento de vidas e a valorização dos profissionais.
Em entrevista à Agência de Notícias Alese e a TV Alese, o gerente do Núcleo de Educação Permanente (NEP) do Samu Sergipe, Ronei Barbosa explicou a motivação da aplicação do projeto mo Estado. Em suma, ressaltou que os trotes sobrecarregam o serviço telefônico de atendimento e como consequência, resulta em transtornos e prejuízos com despachos de ambulâncias para casos que não existem. Lançamos a campanha em 2014, onde os números de trotes variavam entre 50 a 55%. E aí desde então, viemos trabalhando na tentativa de diminuir, onde já trabalhamos com números de 25%. Mas, no final do ano passado pra cá, número voltou a subir”, lamenta o gerente do NEP da Samu.
Adultos e crianças fazem parte desse triste cenário, destacou Ronei, onde um outro problema ocasionado pelas ligações falsas é que os reais atendimentos às ocorrências acabam não sendo realizados. No finalzinho da manhã, perto de meio-dia, início da tarde, pelo som da voz, percebemos que trotes vêm de crianças e adolescentes. Já no cair da noite, observamos que número maior são de adultos, que além de trotes, ofendem o atendente com palavras de baixo calão. A prática é criminosa, uma brincadeira de péssimo gosto. Ocupam o terminal com falsas ocorrências, deixando na linha a esperar quem realmente precisa do atendimento”, externa Ronei o dia a dia no atendimento do Samu.
Ação pontual
Época de férias, mães levam crianças aos shopping para entretenimento. E, pensando num local propício, desde ontem, dia 12, a equipe do NEP está no Shopping Prêmio realizando a Campanha. “Como as crianças fazem parte desse percentual de trotes, ação visa passar a importância do trabalho da Samu, a fim de conscientizá-las a não passar trotes”, conclui.
Agência de Notícias Alese
Foto: Jadilson Simões