logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Hemose busca doadores, diz Rossana Maria ao Alese Notícias

Para enfrentar a queda no número de doações de sangue, comum em períodos de festa, o Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) costuma se organizar para manter o estoque. Uma das ações adotadas é a campanha de captação. Rossana Maria Cahino Pereira, superintendente do Hemose, disse à repórter Rosângela Dória, no Alese Notícias, que nesta época do ano há uma baixa em torno de 20% no número de doares.
De acordo com Rossana Cahino, o Hemose trabalha fazendo captações para garantir a demanda. “A gente convoca doadores, grupos fidelizados e os grupos sanguíneos específicos mais difíceis, como O positivo, O negativo, e fazemos também captações no corpo a corpo pelo telefone, solicitando, chamando”, explicou. No dia a dia são feitas de 100 a 120 doações. Pelo cadastro esse número sobe para 200. Para evitar problemas o Hemose sempre se prepara para essa baixa nas doações, comum em períodos de festa. “Essa semana tivemos cerca de 60 doações, 50 doações por dia, e isso reflete o que vamos deliberar, a decisão a tomar”, observou a superintendente.
Rossana disse na entrevista à TV Alese que algumas pessoas sabem que estão doentes e fazem o exame para se submeter a toda a sorologia, processo que identifica doenças. “Há casos de pessoas que não querem passar pelo constrangimento de saber que está com doenças, como a AIDS, e vem ao Hemose porque sabem que o exame é sigiloso, o doador sabe que não será exposto”, comenta a superintendente do órgão. Rossana explica ainda que uma doença que passa pela captação acaba sendo apanhada na sorologia e em outras etapas. “A triagem é muito bem feita e sempre há uma contra prova. As chances de acerto chegam a 99,9% nos testes”.
Quem tem problemas de saúde, como pressão alta, pressão baixa e anemia não pode doar sangue. Algumas pessoas tendem a desmaiar por causa da queda de pressão, mas o Hemose tem equipe médica caso haja algum problema. Em menos de três meses o organismo faz a reposição do sangue doado. Homem é maioria entre os doadores.
Serviço
O Hemose está situado na Avenida Tancredo Neves, vizinho ao Hospital de Urgência de Sergipe (Huse). Os voluntários interessados em contribuir com o serviço deverão entrar em contato com o Serviço de Social através dos telefones (79) 3225-8000, 3225-8039 e 3259-3174.

 

Texto: Agência Alese de Notícias

Fotos: Jadilson Simões

Outras notícias para você

Acompanhe ao vivo

Pular para o conteúdo