logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Prefeitos, secretários e professores conhecem na Alese modelo de educação no município cearense de Sobral

O modelo de educação implantado pela Prefeitura de Sobral, no Ceará, foi conhecido na tarde desta quarta-feira (07) na Assembleia Legislativa de Sergipe, por deputados, secretários de educação e professores. A experiência  foi passada pela secretária de educação em exercício do município de Sobral, a pedagoga Iracema Rodrigues Sampaio de Souza, convidada pelo membro da Comissão de Educação da Alese, deputado Zezinho Guimarães (PMDB). Para se ter uma ideia, o município cearense possui um dos melhores Índices de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do país: 8.8 da 1ª à 5ª série.

Secretária de Educação de Sobral, Iracema Rodrigues

Secretária de Educação de Sobral, Iracema Rodrigues

A educação no município de Sobral é conhecida nacionalmente pelos avanços apresentados nos últimos anos. O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de Sobral já superou a meta federal prevista para 2021, de 6,1 pontos. E no plenário da Alese, a palestrante destacou a Estruturação da Política Educacional em três grandes eixos estratégicos: Fortalecimento da gestão escolar, com autonomia administrativa, pedagógica e financeira; Fortalecimento da ação pedagógica, com organização e qualificação do trabalho e Valorização do magistério.

“Sobral em 20 anos não deu um passo atrás, mas não é um fenômeno. Em 1997, o então prefeito Cid Gomes se propôs a investir prioritariamente na Educação. Temos 55 escolas, em 2001, eram 95 escolas que passaram pelo processo de nucleação e a gente passou a ter 38 escolas com a perspectiva de fortalecer o núcleo gestor de cada instituição. Temos 13 Centros de Educação Infantil, destes, 10 inaugurados nos últimos quatro anos pelo atual prefeito  Clodovel Arruda, que muito tem feito pela Educação em Sobral. Temos duas escolas em tempo integral com qualificação da formação e mais nove em processo de construção; 12 escolas do Fundamental I e cinco de Fundamental II. As outras são mistas, além das extensões para atender uma matrícula de 33 mil 839 alunos”, explica lembrando que a estrutura física das escolas é muito boa, além da oferta de biblioteca municipal, brinquedoteca e Escola de Formação de Professores.

Presidente Luciano Bispo destaca importância da palestra

Presidente Luciano Bispo destaca importância da palestra

Ela disse ainda que 2001 foi um ano chave com a nucleação de escolas, qualificação de professor. Em 2001, 49,1% foram alfabetizados e em 2015 o índice chegou a 94,1%. “Claro que a gente não chegou aos 100% porque tem questões que a escola não resolve, mas a gente não esmorece e não vai fracassar diante dos desafios que são postos”, diz lembrando que ainda precisam melhorar.

 

 

 

Iracema Rodrigues, ressaltou que o Projeto de Desenvolvimento Curricular de Sobral se insere no Programa de Fortalecimento e Inovação da Política Educacional do Município. “A nossa meta é muito ousada, mas Sobral propõe com esse currículo, avançar e elevar o patamar da rede municipal de Sobral a uma das três melhores da América Latina e nos tornar referência em Educação”, afirma.

A gestora enfatizou que a melhoria da Educação passa pelo empenho dos prefeitos.

“Estou aqui também para dizer a vocês que, quando há decisão política e a figura do prefeito é importantíssima nesse processo todo. Todos os prefeitos que passaram pelo município de Sobral nesses 20 anos, estavam imbuídos dessa ideia, de que precisam bancar financeiramente também, enfrentar politicamente, quebrar alguns paradigmas fortes que tendem a interferir dentro da escola e o processo de continuidade, com educadores responsáveis, contribuindo para a garantia dos sucessores”, acredita.

Propositura

Zezinho Guimarães: "Espero que o Estado de Sergipe copie esse modelo de educação"

Zezinho Guimarães: “Espero que o Estado de Sergipe copie esse modelo de educação”

O autor da propositura, deputado Zezinho Guimarães (PMDB) disse estar trazendo um case de sucesso para ser copiado no Estado.

“O município de Sobral no Ceará hoje alcança índices de avaliação no Ideb, os melhores do Brasil. De primeira à 5ª série é 8.8, índice de primeiro mundo e o de fundamental II, 6.8. Então são índices que saltam aos olhos e esse trabalho serve de exemplo para todos os municípios sergipanos. A gente gostaria muito que o Estado de Sergipe pudesse copiar esse modelo pudesse ser copiado”, ressalta.

Zezinho Guimarães destacou ainda que a cidade de Sobral possui 200 mil habitantes e todo o ensino fundamental é da competência do município.

Composição da Mesa

Composição da Mesa

“O Estado já não se preocupa com o ensino fundamental, mas com o ensino médio. Então cada um faz o seu papel, quando um não pode fazer, o outro ajuda, mas o município não concorre com o Estado. É uma lição que eles nos dão há mais de 15 anos, com resultados fantásticos para um Estado pobre da Região Nordeste, que vem recebendo caravanas de gestores para conhecer. Nós convidamos as professoras para essa palestra e o presidente Luciano Bispo de pronto abraçou essa ideia que trará subsídios para que a gente comece a pensar melhor na educação em Sergipe”, enfatiza.

Presidência

Prefeitos, secretários, vereadores e professores acompanharam a palestra

Prefeitos, secretários, vereadores e professores acompanharam a palestra

O presidente da Alese, deputado Luciano Bispo (PMDB), parabenizou a palestrante e os participantes do evento. “Quero parabenizar as pessoas que vieram prestigiar essa palestra inovadora, rica de ideias e experiências na área da Educação no município cearense de Sobral, entre elas, o prefeito de Itabaianinha, Danilo Carvalho e o irmão Danilo Carvalho, que estiveram em Sobral conhecendo de perto o modelo educacional”, diz.

 

 

 

Danilo Carvalho, prefeito de Itabaianinha. Foto: Agência de Notícias Alese

Danilo Carvalho, prefeito de Itabaianinha. Foto: Agência de Notícias Alese

O prefeito de Itabaianinha, Danilo Carvalho, visitou o município de Sobral para conhecer de perto como funciona o sistema educacional  e já pensa em implantar o modelo.”Uma equipe nossa esteve na cidade de Sobral para conhecer o melhor Ideb. Sobral é uma referência e queremos esse modelo de educação não só em Itabaianinha, mas em vários municípios sergipanos. Vamos dar os primeiros passos e esses primeiros passos precisam ser dados pois não teremos projetos se ninguém não iniciar e daqui há uns anos, tenhamos uma educação semelhante à de Sobral”, enfatiza.

A Mesa foi composta pelo presidente Luciano Bispo, os deputados Zezinho Guimarães e Ana Lúcia Vieira (PT); o representante da Secretaria de Estado da Educação, Everton Siqueira Santos, o prefeito de Pedrinhas, José Antônio Silva Alves (Zé de Bá) e o prefeito eleito de Tomar do Geru, Pedrinho de Balbino.

Por Agência de Notícias Alese

Fotos: César de Oliveira/Alese

 

Outras notícias para você

Acompanhe ao vivo

Pular para o conteúdo