“A gente está bem representado enquanto instituição que defende o tratamento da Fibrose Cística, por temos à frente dessa situação a Dra. Daniela Góis Meneses, coordenadora do Ambulatório de Fibrose Cística do Hospital Universitário (HU), revela o deputado Vanderbal Marinho, que participou na manhã de hoje, 17, de palestra na Casa Legislativa sobre a Fibrose Cística.
Ressalta o parlamentar que diante do desfecho da palestra, onde mães estiveram reunidas com filhos diagnosticados com a doença e solicitaram melhorias no tratamento, a Assembleia Legislativa de Sergipe irá elaborar projeto.
“Vamos elaborar um projeto – conforme propôs o presidente da Casa Legislativa, Luciano Bispo, e a deputada Ana Lúcia, a autora da propositura da palestra – que precisará da iniciativa do governador, afim de que ele analise e nos mande de volta para aprovação. Tenho certeza que essa ação será bem sucedida junto ao governo, para o bem de todas as crianças e daqueles que precisam de tratamento por toda uma vida, por ser uma doença grave”, fala confiante o parlamentar, que é médico pneumologista.
A doença – A fibrose cística, também conhecida como mucoviscidose, é uma doença genética, hereditária, autossômica e recessiva, ou seja, passa de pai/mãe para filho(a). Sua principal característica é o acúmulo de secreções mais densas e pegajosas nos pulmões, no trato digestivo e em outras áreas do corpo. É causada por um gene defeituoso que faz com que o corpo produza um líquido anormalmente denso e pegajoso, conhecido popularmente como muco, que se acumula nas passagens respiratórias dos pulmões e também no pâncreas.
Por Agência de Notícias Alese
Foto: Jadilson Simões- Alese