logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

CIOSP: Tecnologia a favor da segurança pública

Nesta manhã, 17, em entrevista concedida a Agência Alese de Notícias e a Tv Alese, da Assembleia Legislativa de Sergipe, o tenente-coronel  do Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (CIOSP), William Nascimento, depositou importantes informações sobre a implantação da Rádio Comunicação Digital em Sergipe.

Pioneira no país, e implantada em Sergipe, a Rádio Comunicação Digital melhorou e ampliou o atendimento à população devido ao investimento do governo do Estado na eficiência da tecnologia e inteligência fornecida pelo equipamento digital. Mas, segundo externou  o tenente-coronel, que também é o diretor do Ciops, a agilidade e eficiência deu um sobressalto na melhor segurança da população.

“A criminalidade não é combatida apenas por força bruta. Por conta no investimento na tecnologia e inteligência ofertado pela estrutura operacional da Rádio Digital, por meio do 190,  uma ampla ação é realizada. Em tempo real, de imediato a polícia atende ao cidadão de uma forma ágil e confiável. Outra situação nova nesse fato,  é o  alcance do  policial em atividade,  fora do veículo e em perseguição a pé. O policial é monitorado em todo o percurso e ao precisar de reforço, o sistema irá perceber e enviar suporte para esse policial, preservando, assim,  a vida do policial e  dando maior suporte na ação”, ressalta o tenente, enfatizando que antes, com o uso do rádio analógico, havia uma certa  perda de tempo, de 2 minutos, durante o atendimento e não havia essa abrangência durante operação.

Interface

Outro ponto destacado foi a diferenciação do equipamento, sendo o atual totalmente criptografado. “Nenhum outro rádio poderá copiar a comunicação. Não há como interceptar  o sistema digital pois a comunicação é criptografada, nem a policia federal ou qualquer outro interessado”, explicou o tenente-coronel, ressaltando a parceria com o Tribuna de Justiça do Estado, em comum  com a coordenadoria da Mulher –  vítima de violência –  que, com número dessa mulher já cadastrado no sistema do Ciops, não necessitando mais de explicações, essa pessoa, ao ligar,  o atendimento da mesma será imediato.

Destaca que durante ação, a CIOSP fará interface com o Samu e outros orgãos mediante necessidade da operação de emergência. Antes a cobertura não chegava a 60%  e isso, com muito otimismo. Hoje a cobertura em Sergipe  é de  100%. Explica que em São Paulo essa mesma cobertura é de 40% , Bahia, 30%, e o Rio de Janeiro de 40%. ” de forma proporcional, o Estado de Sergipe,  em termos de tecnologia, está na frente dos demais Estados, com 100% de cobertura digital”, comemora o diretor do Ciospe,  frisando ainda  quase não há queixa da população quanto ao atendimento. “Recebemos mais de 3 mil ligações por dia,  não chega a 0, 1%  de reclamação do atendimento”, pontua William Nascimento.

Sobre a existência de trotes, conta que essa irresponsabilidade cometida por minuria da população vem caindo desde janeiro do ano passado.  “Sabemos de onde saem os trotes e tomamos providências junto a  delegacia de defraudações, afim de  responsabilizar quem os cometem. Em Janeiro  do ano passado o número de trotes saiu de 14 mil para  11 mil em janeiro desse ano. Já me fevereiro, o número era de 16 mil, e esse ano caiu para 9 mil. A cada mês observamos a queda desses trotes”, salienta.

Câmeras alertam

Espalham-se pela capital. Bem localizadas e em regiões de recorrentes ocorrências,  William Nascimento conta que alcance das câmaras atinge de 360º, com 1 a 2km de aproximação, acompanhando todo o movimento dos miliantes ou de outras ocorrências. ” Onde quer que o meliante vá, a polícia o acompanha. Temos hoje 53 câmaras, estamos expandindo para mais 24, onde  ficarão em pontos estratégicos, no Santa maria e no Santos Dumont. Com a eficiência dessas câmaras, não se precisou acionar o número 190″, frisa a estratégia da segurança pública.

Conta que a linguagem do atendente do 190 também mudou, e passou a ser a padrão nacional: “Emergência, em que posso ajudar?”. “Agora é padrão nacional, de forma direta, sem identificações, pois priorizamos o tempo do atendimento”, finalizou o tenente-coronel sobre  a maior integração e agilidade nos tipos dos atendimentos à população que hoje usufrui a segurança pública do Estado.

Por Agência de Notícias Alese

Fotos : Jadilson Simões- Alese

 

 

 

 

 

uma ferramenta que trará mais conforto para a população de Sergipe meio a violência pública

Outras notícias para você

Acompanhe ao vivo

Pular para o conteúdo