logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Público prestigia artistas sergipanos na nova edição do Espaço Cultural da Alese

“A força da legislatura do deputado Luciano Bispo como presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe é popular; é de levar a arte aonde o povo vai”. A afirmação foi feita na noite desta quarta-feira (09) pela cineasta e jornalista Ilma Fontes, curadora dos eventos realizados no Espaço Cultural Deputado Djenal Queiroz.

Gilvânia exibe peças em estamparia artesanal

Gilvânia exibe peças em estamparia artesanal

Na edição desta quarta-feira, participaram os artistas sergipanos Eduardo Maia, com uma exposição de pinturas; Gilvânia Dantas, com estamparia artesanal da sua Fabriqueta Cravo & Canela; o patchworker Fúria, com a exposição TriboLu; Ricardo Montalvão com apresentação de coreografia de Lu Spineli e Chiquinho do Além Mar, com o lançamento do livro “Arthur Bispo do Rosario – Biografia”.

 

 

 

Orixás pesquisados por Edu Maia

Orixás pesquisados por Edu Maia

Ilma Fontes fez a apresentação dos artistas sergipanos iniciando pela vertente negra de pesquisa forte presente na pintura de Edu Maia, intitulada Sete Orixás.

“São sete mulheres negras de raiz que o Edu traz no resultado de sua pesquisa; temos uma pesquisa musical de Fúria, no Brasil e outros cantos do mundo. Pra abrir a noite, contamos com uma homenagem a Lu Spineli, que no próximo dia 11 completa um ano do seu falecimento e como ela é nascida em novembro, botamos em destaque no mês, com a coreografia Lus, do Montalvão, que durante 14 anos foi aluno dela. Temos Chiquinho do Além Mar fazendo uma homenagem em cordel a Arthur Bispo do Rosário, que já correu fama no mundo negro, saindo de Japaratuba e se projetou recebendo a menção de o maior artista do século XX. Precisamos divulgar Arthur porque talvez ele seja menos conhecido na terra dele do que em qualquer outra parte do mundo. E ainda a Vânia com o seu artesanato muito rico com a técnica da pintura conhecida como Batik”, ressalta.

Chiquinho do Além Mar apresenta Arthur Bispo do Rosário em Cordel

Chiquinho do Além Mar apresenta Arthur Bispo do Rosário em Cordel

“Aqui na Assembleia Legislativa é a primeira vez que estou expondo e é mais uma oportunidade maravilhosa. Hoje trouxemos o Batik, que é uma técnica com cera e parafina derretida, além de trabalhos em estamparia artesanal”, completa a artista Gilvânia Dantas, da Fabriqueta Cravo e Canela.

Chiquinho do Além Mar disse ser a segunda vez que expõe no Espaço Cultural da Alese. “A primeira vez eu publiquei aqui o Mar Vermelho, os ataques do submarino alemão no litoral de Sergipe em 1942 e agora estou trazendo a biografia de Arthur Bispo do Rosário. Passei três anos pesquisando a vida dele e é um livro que estou muito feliz, principalmente com a contribuição que estou dando à sociedade sergipana. O livro já está sendo adotado como paradidático nos colégios Módulo, CCPA e Salvador; além de ser utilizado como disciplina de mestrado na Universidade do Amazonas. Estou sendo o primeiro sergipano a publicar sobre Arthur Bispo e o cordel está entrando em lugares que nunca entrou e acredito que a temática está ajudando, resgatando a História de Sergipe”, enfatiza.

Ilma Fontes faz a apresentação dos artistas

Ilma Fontes faz a apresentação dos artistas

“Eu estou encantada com todos os trabalhos expostos aqui no Espaço Cultural da Alese. É a valorização dos artistas sergipanos”, diz a professora Auxiliadora da Silva.

A coordenação do evento foi do diretor de Comunicação da Alese, Marcos Aurélio e o cerimonial da jornalista da Agência de Notícias Alese, Luciana Botto.

Os trabalhos ficarão expostos na Assembleia Legislativa de Sergipe até o próximo dia 14 de dezembro.

 

Ricardo Montalvão faz homenagem à Lu Spineli

Ricardo Montalvão faz homenagem à Lu Spineli

Por Agência de Notícias Alese

Fotos: César de Oliveira

 

 

 

 

Outras notícias para você

Acompanhe ao vivo

Pular para o conteúdo