A Assembleia Legislativa de Sergipe ( Alese), aprovou na última segunda- feira (31), Moção de Aplauso Nº 26/2016, de autoria do deputado estadual e presidente da Casa Legislativa, Luciano Bispo (PMDB).
O preito, trata-se de homenagear todos os Cerimonialistas pela passagem do dia, comemorado anualmente, 29 de outubro. A presente Moção também será encaminhada ao presidente da Associação Brasileira dos Cerimonialistas dos Legislativos Estaduais (ABCLE), Jardel Coutinho, a presidente do Conselho Nacional de Cerimonial Público, Yvone de Sousa Almeida, bem como a chefe do cerimonial do Poder Legislativo de Sergipe e membro do ABCLE, Laura Kummer Falcão, extensivo a toda categoria do Estado.
Em sua justificativa, o deputado Luciano Bispo ressalta a importância desses profissionais que abrem mão da sua vida pessoal, da sua família, dos seus finais de semana, a fim de realizarem sonhos.
Para Bispo, os eventos e cerimônias públicas e privadas, dependem do cerimonialista, uma vez que estes profissionais precisam estar em constante aperfeiçoamento no que diz respeito as exigências do mercado, o comportamento humano, a cultura, economia, política, entre outras. O parlamentar disse ainda que “a presença desse profissional na organização e administração de eventos, tornou-se cada vez mais imprescindível”.
Origem da data:
A data 29 de outubro, marca a criação do Comitê Nacional do Cerimonial Público, em 1993, onde a atuação do comitê foi fundamental para o reconhecimento, por parte da sociedade, da importância da função de cerimonialista.
O Dia Nacional do Cerimonialista foi sancionado pelo ex-vice-presidente da República, Jos de Alencar, em 16 de novembro de 2009.
Por Agência de Notícias Alese
Foto: Divulgação