O deputado estadual Jairo de Glória (PRB) considerou justa e acertada a decisão dos senadores que aprovaram Projeto de Lei da Câmara (PLC 24/2016) que dá à vaquejada, ao rodeio e expresses artístico-culturais similares o status de manifestações da cultura nacional, elevando-os à condição de patrimônio cultural imaterial do Brasil.
Essa uma medida que fortalece essa cultura secular e que, economicamente, muito contribui para o desenvolvimento do Brasil, afirmou Jairo. A proposta, que agora segue para sanção presidencial, de autoria do deputado Capitão Augusto (PR-SP) e foi relatado pelo senador Otto Alencar (PSD-BA) que emitiu parecer favorável à matria.
No seu entendimento, os parlamentares atestaram o reconhecimento da importância da tradição das vaquejadas, não só para o Nordeste, mas para todo o país. ” uma decisão que prestigia os nordestinos e preserva a dignidade de milhares de profissionais de rodeios e vaquejadas que sobrevivem e sustentam as suas famílias dessa atividade”, destacou.
Para Jairo, na dinâmica das vaquejadas e rodeios há toda uma preocupação para preservar a integridade dos animais. Sem impor maus tratos, a vaquejada, que sempre fez a alegria do povo nordestino, hoje se espalhou pelo país e tem sido mola propulsora do desenvolvimento socioeconômico e cultural, afirmou.
Foto e texto: Por Assessoria do Parlamentar