A aluna do Colégio Estadual Atheneu Sergipense, Isla Dayane Andrade, do 2º ano, está selecionada para representar Sergipe no Parlamento Juvenil do Mercosul com seu projeto sobre “Direitos Humanos e Cidadania: Aprender para Exercer”. Na manhã de hoje, 20, a aluna foi uma das entrevistadas da Tv Alese, jornal da manhã, o ALESE NOTÍCIAS.
O projeto da estudante – que tem apenas 15 anos de idade – foi aprovado pelo Ministério da Educação (MEC) e essa condição já chancelou a estudante a representar o Estado de Sergipe nas nas missões nacionais e internacionais por um mandato de dois anos. Isla Dayane Andrade teve a orientação do professor de sociologia, Denilson Melo. Na primeira fase, o projeto autoral de protagonismo juvenil foi inscrito e passou por uma pré-avaliação do Departamento de Apoio ao Sistema Educacional da Secretaria de Estado da Educação (DASE/ Seed), com base em critérios predefinidos pelo Ministério da Educação (MEC).
Votação
Segundo o diretor do Atheneu, Daniel Lemos, que acompanhou a aluna Isla Dayane em sua entrevista na Casa Legislativa, a aluna foi selecionada e defenderá o projeto na segunda fase da seleção, desta vez nacionalmente, por meio de um processo democrático eleitoral que deverá acontecer esse ano, através das redes sociais e do site do MEC.
” O trabalho visa levar aos alunos ao protagonismo juvenil, e estamos fazendo um chamamento para que a comunidade sergipana vote em seu projeto, que tem destaque nacional”, salienta o diretor. O site para votação do trabalho da aluna do Atheneu e que representará Sergipe é o seguinte: www. pjn.mec.gov.br e a partir do dia 30 deste mês já se iniciam às votações.
Para a Isla Daiane, o trabalho propõe uma mudança de consciência na escola. ” Quero sensibilizar os meus colegas, para torná-los jovens ativos. De alguma maneira, acordá-los para vida em sociedade, para o melhor relacionamento com o outro”, externa a aluna.
PJM – O Parlamento Juvenil do Mercosul – PJM- é uma iniciativa do Ministério da Educação por meio da Assessoria Internacional e da Secretaria de Educação Básica, do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), das instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, além das Secretarias Estaduais de Educação de todo o Brasil e do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed).
Agência de Notícias Alese