logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Se vivo, Paulo Freire completaria hoje 95 anos

Paulo Reglus Neves Freire, intelectual pernambucano e agora cidadão sergipano, nasceu no dia 19 de setembro de 1921 e foi um educador, intelectual, filósofo e pedagogo brasileiro. Ele é considerado um dos pensadores mais notáveis na história da pedagogia mundial, tendo influenciado o movimento chamado pedagogia crítica. É também o Patrono da Educação Brasileira.

Na homenagem feita à Paulo, na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), que concedeu a ele a cidadania sergipana, no dia 05 de setembro, a deputada estadual Ana Lúcia (PT), falou da importância do intelectual. “A dimensão libertadora da pedagogia de Paulo Freire visa contribuir mais para que homens e mulheres compreendam que são sujeitos de suas próprias histórias. Ele defendia uma ação educativa que não negasse sua cultura, mas que fosse transformada por meio do diálogo”, destacou a parlamentar.

Sua esposa, Ana Freire, reforçou que Paulo Freire não é um sujeito que copiou Engel e Marx. “Paulo criou uma teoria de conhecimento a partir sobretudo da sua sensibilidade, amorosidade, constatação da realidade nordestina, sofrida, explorada e oprimida. Dentro de uma compreensão maior do que seja esta educação para humanização, estava imbricado um método de alfabetização”, explicou a viúva, que é detentora legal das obras do pensador.

A Alese declara sua homenagem a esse grande pedagogo da história do Brasil.

Por Camila Ramos – Agência Alese de Notícias 

 

Outras notícias para você

Acompanhe ao vivo

Pular para o conteúdo