Aprovado na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), o Projeto de Lei nº 324/2024, de autoria do deputado Marcos Oliveira (PL), que tem por objetivo instituir a Semana da Cidadania nas escolas públicas de Sergipe, visando oferecer aos alunos do ensino médio conhecimentos essenciais sobre cidadania, educação financeira e defesa do consumidor. A propositura é do deputado Marcos Oliveira (PL).
A Semana da Cidadania proporcionará aos estudantes ferramentas valiosas para a vida adulta, como o entendimento da cidadania, gestão financeira e dos direitos do consumidor.
“A cidadania, enquanto prática cotidiana de participação social e política, é fundamental para o fortalecimento da democracia. Com essa abordagem, buscamos preparar os jovens para tomar decisões informadas e exercer sua cidadania de maneira plena, reforçando a importância de uma educação integral e prática. Ensinar os jovens a gerenciar seus recursos de maneira inteligente e
responsável contribui para a formação de indivíduos capazes de planejar suas finanças, evitar o endividamento excessivo e fazer escolhas mais conscientes em relação ao consumo”, destaca Marcos Oliveira no texto. acrescentando que a instituição da Semana da Cidadania nas escolas públicas de Sergipe não apenas enriquece o currículo escolar, mas também contribui para a formação de
jovens mais informados, críticos e preparados para exercerem sua cidadania de forma plena e consciente.
O evento deverá ser realizado uma vez por ano, de forma conjunta ou individualizada nas escolas públicas do Estado, preferencialmente aos estudantes do ensino médio, onde serão ministradas noções de economia; planejamento de finanças pessoais e relações de consumo.. A Secretaria de Estado da Educação e da Cultura coordenará e organizará a Semana da Cidadania. O estado pode efetuar convênios ou parcerias com outros entes públicos ou privados, entidades de classe, bem como designar servidores de seus órgãos ou autarquias para a realização.
Foto: cafecomsociologia.com
