logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Linda Brasil defende políticas públicas de cuidado e atenção à pessoa idosa em Sergipe

Durante a Sessão Plenária desta terça-feira (11), na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), a deputada estadual Linda Brasil (Psol) utilizou o pequeno expediente para chamar atenção à necessidade de fortalecer políticas públicas voltadas às pessoas idosas e cuidadoras, com foco na inclusão orçamentária dessas ações na Lei Orçamentária Anual (LOA).

Homenagens ao Corpo de Bombeiros e ao futebol feminino

Linda iniciou sua fala parabenizando o trabalho de duas instituições sergipanas que representam comprometimento e conquistas no estado.

“Começo parabenizando o Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe pelos 105 anos de existência, onde logo mais, após a Sessão Plenária, teremos uma Sessão Especial em homenagem a corporação e saudando às representantes da Federação Sergipana de Fut7. Parabéns pelo trabalho e pela conquista da medalha de prata na 1ª Copa Rainha Marta Nordeste 2025, realizada em Maceió (AL), entre os dias 4 e 8 de novembro”, afirmou a deputada.

A parlamentar destacou a necessidade de investimentos orçamentários para o fortalecimento do esporte, especialmente o futebol feminino.

“Espero que cada vez mais o futebol sergipano seja fortalecido. Para isso acontecer é preciso orçamento. Quem quiser apoiar um projeto tão importante, especialmente para as mulheres, vamos avaliar como contribuir de acordo com a demanda apresentada”, completou.

Seminário Estadual debateu a Política Nacional do Cuidado

A deputada compartilhou detalhes do Seminário Estadual – Política Nacional do Cuidado, realizado no auditório da Reitoria da Universidade Federal de Sergipe (UFS).

O evento contou com a presença da secretária nacional de Autonomia Econômica e Política de Cuidados do Ministério das Mulheres, Rosane da Silva, e de Fernanda Amado, representante do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome.

O encontro teve como objetivo apresentar as diretrizes da Política Nacional do Cuidado, que deve culminar, até o final do ano, na divulgação do Plano Nacional do Cuidado, com orientações para que cada estado elabore seu Plano Estadual.

“O cuidado com crianças, idosos e pessoas com deficiência ainda recai, em sua maioria, sobre as mulheres. Cerca de 80% desse trabalho, muitas vezes não remunerado, é feito por elas, que acabam acumulando dupla e até tripla jornada de trabalho”, observou Linda Brasil.

Envelhecimento populacional e eixos de políticas públicas

A parlamentar também relacionou o tema do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano,“As perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira”, à necessidade de planejamento público voltado ao envelhecimento digno e inclusivo.

“O tema do Enem nos convida a refletir sobre como queremos organizar nossas cidades e serviços para que o processo de envelhecimento seja digno e inclusivo”, ressaltou.

Com base nas discussões do seminário, Linda Brasil apresentou cinco eixos prioritários para o Estado de Sergipe: Fortalecimento da atenção primária com foco gerontológico; Expansão dos serviços de cuidado domiciliar e apoio ao cuidador; Adaptação das cidades e mobilidades para a idade longa; Segurança econômica e inclusão social e Rede de proteção contra violações e promoção dos direitos humanos.

“Precisamos construir uma sociedade que respeite, proteja e valorize a experiência de quem envelhece. Esse é um debate que deve se traduzir em políticas concretas, com participação das pessoas idosas e metas orçamentárias claras”, afirmou a parlamentar.

Inclusão do tema na Lei Orçamentária Anual (LOA)

Encerrando seu pronunciamento, Linda Brasil reforçou que o debate sobre o cuidado e o envelhecimento deve ser incorporado à Lei Orçamentária Anual (LOA), atualmente em discussão na Alese.

“Sem dotação orçamentária, não há como efetivar essas políticas públicas. Nossa assessoria já está avaliando emendas e uma delas será justamente para remanejar recursos destinados à criação de uma política pública que garanta condições dignas às pessoas idosas”, destacou.

 

Foto: Jadilson Simões / Agência de Notícias Alese

Outras notícias para você

plugins premium WordPress Acessar o conteúdo