Na manhã desta terça-feira, 30, o vereador e presidente da Câmara Municipal de Amparo de São Francisco, Igor Doria (Republicanos), esteve na sede da Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa de Sergipe (PromuAlese) para tratar da implantação de uma Procuradoria da Mulher no legislativo do município. A iniciativa visa ampliar o suporte às mulheres amparenses, especialmente no enfrentamento à violência de gênero.
A visita institucional é fruto de uma articulação da PromuAlese, que tem atuado de forma ativa para incentivar a criação de procuradorias municipais em todo o estado. Igor Doria foi recebido pelas assessoras técnicas da Procuradoria, Jennifer Oliveira e Amanda Oliveira.
“Vamos instituir uma Procuradoria da Mulher na Câmara de Amparo do São Francisco para ajudar as mulheres da nossa cidade. Hoje viemos à PromuAlese dar o primeiro passo para essa criação, que é de grande importância diante do crescimento de casos de feminicídio e violência doméstica. Com essa estrutura, as mulheres vão saber a quem recorrer em situações de emergência. A Câmara estará preparada para prestar esse apoio necessário”, afirmou o vereador. Ele aproveitou para convidar a população local para a sessão legislativa desta quinta-feira, 2 de outubro, onde a proposta começará a ser discutida com o apoio das vereadoras Gláucia e Telma.
Segundo Jennifer Oliveira, a expansão das procuradorias municipais tem sido uma das metas prioritárias da Procuradoria neste ano.
“Atualmente, apenas 10 dos 75 municípios sergipanos contam com uma Procuradoria da Mulher em funcionamento. É um número que ainda consideramos muito baixo, especialmente diante da necessidade crescente de políticas públicas voltadas à proteção e à promoção dos direitos das mulheres nos municípios. Por isso, uma das metas prioritárias da PromuAlese neste ano tem sido incentivar e apoiar a criação dessas procuradorias em todo o estado. Estamos enviando ofícios a todas as câmaras municipais com informações, modelos e orientações sobre como instituir essa estrutura. Nesse contexto, ficamos muito felizes com a pronta resposta da Câmara de Amparo de São Francisco, que demonstrou interesse imediato em dialogar conosco, buscar esclarecimentos e se comprometer com a implementação dessa política pública tão essencial. Esse tipo de retorno nos motiva a seguir avançando, pois sabemos que a presença da Procuradoria da Mulher nos legislativos municipais pode fazer a diferença na vida de muitas mulheres, sobretudo daquelas que vivem em regiões mais afastadas dos centros urbanos e têm menos acesso à informação e aos serviços de proteção”, destacou Jennifer.
Jennifer também ressaltou a importância do acesso à informação para as mulheres do interior. “Muitas vezes, o único tipo de violência que se reconhece é a física, mas há várias outras formas de agressão. A Procuradoria da Mulher tem um papel essencial em levar esse conhecimento às mulheres, quebrando o ciclo de silêncio e vulnerabilidade.”
Para a coordenadora da PromuAlese, Luana Duarte, a visita do presidente da Câmara de Amparo representa um passo importante para a interiorização das políticas públicas de proteção às mulheres em Sergipe.
“Essa articulação nasceu a partir de uma ação proativa da nossa Procuradoria, que tem enviado ofícios às câmaras municipais incentivando a criação de Procuradorias da Mulher. Estamos à disposição para oferecer todo o suporte necessário, inclusive com modelos de resoluções e orientações técnicas. Acreditamos que esse trabalho conjunto é fundamental para fortalecer a rede de proteção às mulheres em todo o estado”, enfatizou.
A iniciativa reforça o compromisso da Assembleia Legislativa de Sergipe, por meio da PromuAlese, em promover a equidade de gênero e ampliar o alcance das ações de combate à violência contra a mulher em todas as regiões do estado.
Fotos: Divulgação PromuAlese



