A Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (PromuAlese) realizou, na última quinta-feira (4), uma roda de conversa com as usuárias do grupo ‘Empodere-se’, do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Jael Patrício, em Aracaju. A atividade teve como objetivo promover esclarecimentos sobre os diversos tipos de violência previstos na Lei Maria da Penha (física, psicológica, moral, sexual e patrimonial), com exemplos práticos de como essas agressões se manifestam no cotidiano e impactam a vida das mulheres.
Além de abordar os diferentes tipos de violência, a roda de conversa ressaltou a importância da informação como ferramenta de empoderamento e garantia de direitos. A equipe da PromuAlese também apresentou os serviços de proteção disponíveis em Sergipe, destacando as formas de apoio que as mulheres podem acessar em situações de risco.
O grupo Empodere-se é uma iniciativa semanal do CAPS que visa promover o empoderamento feminino, a autonomia financeira, a desconstrução de estereótipos de gênero e raça, a valorização da confiança e o fortalecimento da autoestima das mulheres.
“A ação não só teve o objetivo de divulgar a rede de enfrentamento à violência, mas também de proporcionar um espaço de diálogo, escuta e acolhimento. É fundamental que as mulheres saibam que não estão sozinhas e que Sergipe possui uma rede articulada para apoiá-las em diversas dimensões”, afirmou a assistente social da PromuAlese, Marjana Almeida.
Esta roda de conversa faz parte de uma série de ações educativas promovidas em Sergipe, que têm como foco o enfrentamento da violência contra a mulher e o fortalecimento da rede de apoio no estado.
Foto: PromuAlese
