Na tarde dessa segunda-feira (04), foi realizada a terceira etapa do projeto “Parlamentar por um dia”, no Colégio Professor João Costa, em Aracaju. O projeto é realizado pela Escola do Legislativo, em parceria com a Assembleia Legislativa de Sergipe. Cada escola elege quatro candidatos dentre os alunos e um suplente.
Essa terceira fase consiste em ensinar aos alunos eleitos para o cargo de deputados, pelo corpo estudantil, como é o trabalho legislativo. “Agora é a hora do ‘vamos ver’. Transformaremos os alunos em verdadeiros parlamentares, vamos explicar como se elabora um projeto de lei e como ocorrem os procedimentos dentro da casa. Iremos ensinar e extrair tudo deles deles o melhor, para que no debate, deia 01 de setembro, eles estejam devidamente preparados”, explicou Humberto de Oliveira, coordenador do projeto.
Jacqueline da Silva, coordenadora do João Costa destacou a importância da consciência política. “Desenvolver esses aspectos nos adolescentes é sempre importante, já que eles, no futuro, têm toda possibilidade de nos representar. Projetos nesse sentido vem acrescentar cada vez mais, enquanto escola, a gente abraça, garantindo que eles possam realizar a atividade da maneira adequada”.
O aluno Edemir Alves, um dos candidatos eleitos, já tem alguma ideia do que será a sua propositura. “Quero abordar a necessidade de melhoria da estrutura da nossa escola. Não temos quadra de esportes, em algumas salas, os ventiladores não funcionam e existe um matagal ao lado do colégio, que pode trazer diversas doenças para nós. Essa é a sugestão que eu trago”, disse.
O projeto consiste em quatro etapas principais:
1ª. Apresentação
2ª Eleição
3ª Aprendizado do trabalho legislativo
4ª Debate como parlamentares – dia 01 de setembro
Por Camila Ramos – Agência Alese de Notícias