Os deputados e deputadas estaduais da Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese) aprovaram, em 2024, a Lei nº 9.521/2024, que reconhece o município de Canindé de São Francisco como a ‘Capital Sergipana do Turismo’. Distante 193 quilômetros de Aracaju, Canindé se destaca como um importante polo turístico no estado, e o Título reforça seu potencial, incentivando investimentos e impulsionando o desenvolvimento econômico da região.
Localizada as margens do Rio São Francisco, no alto sertão sergipano, Canindé é famosa por abrigar a hidrelétrica do Xingó, uma das principais fontes energéticas do estado, e que abre espaço para visitação.
Outro importante atrativo turístico, o Cânion do Xingó, consolidando-se como um dos destinos mais procurados por turistas em Sergipe. No local, também se encontra a Gruta do Talhado, formaçãoo rochosa localizada no Cânion do Rio São Francisco, composta por um conjunto de fendas estreitas e paredões esculpidos pela ação do tempo.
Na região dos Cânions do Xingó, foram gravadas novelas, séries e reportagens especiais que retratam a biodiversidade e a cultura do sertão sergipano.
A Orla Salomão Porfírio de Brito, localizada na região central do município de Canindé de São Francisco, também atrai muitos visitantes. Lá é possível ter uma uma vista privilegiada do Rio da Integração Nacional (como também é conhecido o Rio São Francisco), e também saborear pratos da gastronomia local que valorizam os sabores regionais.
Importante Museu Arqueológico
Canindé de São Francisco também abriga um importante sítio arqueológico. Por meio dele, é possível resgatar a memória do local e identificar conhecimentos e tecnologias que indicam anos de adaptação humana ao ambiente, além da produção de saberes tradicionais, Canindé de São Francisco também abriga o museu de Arqueologia de Xingó (MAX)
Ele conta com um acervo de, aproximadamente, 55 mil peças, incluindo esqueletos humanos, utensílios e registros gráficos de povos que habitaram a região há cerca de oito mil anos.
Fotos: Guia Brasil Turismo