logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Deputados prestigiam cerimônia de posse da nova mesa diretora do TJ/SE

O presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese), deputado Jeferson Andrade (PSD) acompanhado dos demais parlamentares prestigiaram na manhã desta segunda-feira (3), a cerimônia de posse da nova mesa diretora do Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe (TJ/SE). O momento ocorreu na sede do Poder Judiciário, em Aracaju.

O presidente da Alese, deputado Jeferson Andrade, prestigiou a cerimônia de posse da nova mesa diretora do TJ/SE

A Mesa Diretora comandará o TJ/SE no  biênio 2025-2027 e é  formada pela desembargadora Iolanda Guimarães, no cargo de Presidente; e desembargadores Etélio de Carvalho Prado Júnior, vice-presidente, e Edivaldo dos Santos, corregedor-geral da Justiça.

O presidente do Poder Legislativo reconhece a importância do Poder Judiciário para a garantia dos direitos e da justiça no estado. “Parabenizamos as novas lideranças e reafirmamos nosso compromisso com a colaboração entre os Poderes”, destacou Jeferson Andrade.

Para o líder do Governo na Alese, deputado Cristiano Cavalcante (União Brasil), a posse da desembargadora Iolanda Guimarães no cargo de presidente do TJ/SE comprova a ocupação feminina em espaços de poder. “Um momento histórico. Após 15 anos, uma mulher volta a comandar o TJ/SE. Sendo ela, a quarta a presidir esta instituição tão importante para o nosso estado. Queremos desejar boa sorte neste novo momento”, declarou.

O vice-presidente da Alese deputado Garibalde Mendonça (PDT), falou sobre a boa relação entre os poderes Legislativo e Judiciário. “É muito importante a harmonia entre os poderes. A Alese está sempre presente em ações do TJ/SE e também contribuindo para fortalecer, ainda mais, a sociedade sergipana”, afirmou.

A deputada Lidiane Lucena (Republicanos), enalteceu a posse como presidente do TJ/SE. “Como mulher, eu sei a importância de ver outra ocupar um cargo e um espaço muito importante como este, para que, meninas que venham depois de nós olhem e se espelhem e tenham certeza que também podem chegar lá”, destacou.

Para o deputado Marcelo Sobral (União Brasil), também enfatizou a importância da boa relação entre os Poderes Legislativo e Judiciário. “São dois poderes que tem andar em consonância  e harmonia. Desejamos que este próximo biênio seja bom para o Poder Judiciário e também para o estado de Sergipe”, destacou.

Com vasta experiência e 35 anos de magistratura, a desembargadora destacou a chegada dela a presidência do TJ/SE. “Sou a quarta mulher a comandar o TJ/SE, a primeira após 15 anos. Nesse mesmo período, estou aqui na segunda instância, conversando com o colegiado e dialogando sempre com os juízes, e entendendo que temos a missão de promover a celeridade nos processos para beneficiar a população”, declarou.

Currículos

A desembargadora Iolanda Guimarães é natural de Aracaju (SE) e bacharelou-se em Direito pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), em 1985. Tomou posse como juíza do TJSE em 26 de dezembro de 1989 e chegou ao 2º Grau em junho de 2014, pelo critério de merecimento. Foi vice-presidentes e corregedora do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe no biênio 2020-2022. Foi ouvidora-geral do TJSE no biênio 2015-2017; corregedora-geral na gestão de 2017-2019; e atualmente é diretora da Escola Judicial de Sergipe (Ejuse).

O desembargador Etélio de Carvalho Prado Júnior nasceu em Aracaju (SE) e bacharelou-se em Direito pela UFS. Iniciou sua carreira jurídica no próprio TJSE, tendo sido escrivão e assessor de desembargadores. Ingressou no Ministério Público de Sergipe em 2003 e foi escolhido para desembargador pelo Quinto Constitucional, na vaga destinada ao MPSE. Tomou posse no dia 29 de novembro de 2023.

O desembargador Edivaldo dos Santos nasceu na cidade de Pirambu(SE) e bacharelou-se em Direito pela UFS, em 1988. Tomou posse como juiz do TJSE em 5 de abril de 1994. Foi membro titular do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/SE) e também atuou como juiz convocado para substituir desembargadores. Tomou posse como desembargador, pelo critério de merecimento, no dia 29 de maio de 2023.

Presenças

Também estiveram presentes os deputados Luciano Bispo (PSD), Áurea Ribeiro (Republicanos), o governador Fábio Mitidieri (PSD), o ministro do Supremo Tribunal de Justiça (STJ), Marcelo Navarro,  entre outras autoridades.

Fotos: Joel Luiz/Agência de Notícias Alese

 

 

Outras notícias para você

Acompanhe ao vivo

Pular para o conteúdo