Alese realizará palestra ‘Setembro Amarelo – Valorização da Vida’

A Assembleia Legislativa de Sergipe, através da Diretoria de Atenção à saúde, realizará a palestra com o tema ‘Setembro Amarelo – Valorização da Vida’. O evento terá a participação da psicóloga, Andrea Rabelo, e da treinadora comportamental, Roberta Barbosa.

O objetivo é abrir um diálogo sobre saúde mental e disseminar a esperança. Serão conversas e ações para auxiliar os servidores e público em geral a entender como a vida de cada um importa, segundo explicou a psicóloga.

“Muitas pessoas têm as suas lutas internas e essas lutas às vezes não são visíveis, mas são reais, então se precisar, peça ajuda. É importante procurar um profissional e a nossa rede de apoio, as pessoas mais próximas, assim a gente vai despertar para a nova consciência de que a gente não está só, abrindo as conexões no nosso coração, fazendo essa abertura do novo. Setembro Amarelo é vida, é a gente buscar essa abertura pra que a gente possa ter empatia, formar vínculos”, falou.

Psicóloga, Andrea Rabelo – Foto: Joel Luiz

A família e os amigos desempenham também um papel fundamental nesta ajuda as pessoas com problemas psicológicos. Andrea Rabelo disse que é preciso olhar os comportamentos, já que o cotidiano tem mudanças com a evolução da depressão.

“Cada vez que a gente potencializa a emoção e essa emoção é todo dia, quero dizer, está triste todo dia, isso vai aumentando com frequência, isso leva a um movimento que precisa olhar. Então a pessoa está todo dia se isolando um pouco mais e isso vai aumentando, está sem apetite. Quem está mais próximo pode observar esses movimentos do comportamento, esse olhar mais de quem está nessa rede de apoio, que está próximo, faz toda diferença”, detalhou.

Ela falou que se trata de uma escuta ativa e amorosa. A psicóloga salientou ainda que muitas vezes a conversa é silenciosa, sendo necessário apenas garantir a presença e o apoio todos os dias a quem precisa.

“Às vezes você não precisa dizer, às vezes é só ouvir com perguntas abertas: eu estou aqui com você, você gostaria de conversar? E às vezes até o silêncio é uma resposta, então às vezes as palavras não precisam naquele contexto, só o ouvir mesmo, essa escuta amorosa já faz a diferença”, destacou.

Andrea Rabelo ainda lembrou a possibilidade de procurar o Centro de Valorização da Vida (CVV), que está aberto 24 horas por dia para atender as pessoas em sofrimento psíquico e emocional. Trata-se de um canal, por meio do telefone 188, de forma gratuita.

Treinadora comportamental, Roberta Barbosa – Foto: Joel Luiz

A treinadora comportamental, Roberta Barbosa, fará uma dinâmica com o público presente para trabalhar as questões do comportamento. Ela explicou que é preciso compreender como melhorar o dia a dia através da mente.

“A gente tem de entender que tudo começa porque a gente mentaliza, a gente não consegue frear esses pensamentos, torna esses pensamentos em hábitos e o costume dos hábitos torna isso comportamento. Então uma pessoa não tem depressão do nada, ela começa a ter depressão a partir de hábitos que começa a repetir no seu dia a dia. A proposta desse momento é trazer um pouco de reflexão para que você possa enxergar onde é que você pode atuar para mudar esse comportamento e ter uma vida mais positiva”, disse.

Essas dinâmicas podem levar para a reflexão, para procurar ajuda especializada. Roberta Barbosa explicou que o trabalho com o cérebro ocasiona mudanças já que ele começa a repetir e transformar em um bom comportamento.

“Você imagine que todas as vezes que a gente acorda a gente traz um pensamento, se todos os dias eu acordo pensando nos meus problemas, eu vou sempre mostrar que eu estou preocupada, triste e ansiosa, e esse trabalho de repetição diário vai levar você a criar um novo hábito, isso vai levar a um comportamento, então esse comportamento depressivo ele pode ser contornado. É claro que existem dinâmicas mais específicas, tratamento psicológico que vai contribuir enormemente para que a pessoa busque esse autoconhecimento e consiga realmente se desvencilhar do problema, mas antes dele começar, a gente tem uma tarefinha a cumprir no nosso dia a dia: se todo dia eu informasse para o meu cérebro, já que ele não distingue o que é real do que é imaginário, que eu sou próspera, feliz, amada, tenho amigos e família, tenho gratidão a toda a minha vida. Se todo dia eu repetir isso para minha vida, eu consigo trabalhar isso e vai virar um comportamento, então eu consigo aos poucos ajudar nesse processo terapêutico de autoconhecimento e me desvencilhar desses pensamentos ruins”, afirmou.

A palestra ‘Setembro Amarelo – Valorização da Vida’ será realizada na próxima quarta-feira, 11, às 9 horas, no auditório da Escola do Legislativo João de Seixas Dória (Elese).

Foto de Capa: Divulgação