O deputado Cristiano Cavalcante (União Brasil) subiu à Tribuna, nesta quarta-feira (19), para falar sobre a Portaria publicada pelo Governo do Estado que cria a comissão para realizar um concurso público para Polícia Militar.
“O concurso vem para integrar o processo de restruturação da segurança em Sergipe e soma-se ao demais certames para diversas áreas da segurança pública que já ocorreram recentemente, consolidando um modelo de segurança que tem dado certo, com a diminuição, desde 2017, dos índices de violência”, afirmou.
O concurso oferecerá 300 vagas para soldados, 30 para oficiais e cinco para oficiais médicos. O parlamentar ainda destacou que, em 18 meses, foram realizadas 400 nomeações de profissionais em diversas categorias para cargos efetivos. Além disso, oito concursos estão em andamento.
O líder do Governo na Casa ainda acrescentou que o Atlas da Violência mostrou que Sergipe é estado que mais reduziu a criminalidade violenta e ainda mostrou tendência de queda de homocidos contra mulheres – seis dos estados da Federação apresentaram números abaixo dos dados do Brasil e Sergipe foi o mais expressivo.
O deputado contou que houve ainda compra de equipamento de proteção individual e arma de fogo, restruturação de prédios da segurança público, realização de concursos e capacitações e aumento da eficiência na emissão de laudos periciais por parte da polícia científica.
“O estudo menciona também que a tendência de queda é fruto da gestão voltada para resultados práticos e é expressada na melhoria da sensação de segurança da população sergipana. Nesse mecanismo de gerenciamento, o Atlas da Violência 2024 evidenciou a atuação em conjunto entre as polícias civil e militar”, falou.
As declarações ocorreram durante o grande expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa de Sergipe.
Foto: Jadilson Simões/Agência de Notícias Alese