Amanhã, 12 de junho, a Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) realizará uma Sessão Especial às 11h para homenagear comunicadores de Sergipe com a medalha “Radialista e Jornalista João de Meneses Barros Filho (Barrinhos)”. Esta honraria, criada há 7 anos, em 2017, pela Resolução nº 1 da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, reconhece a notável contribuição de jornalistas e radialistas para o desenvolvimento da comunicação no estado. Desde 2019, dezenas de comunicadores são homenageados com a medalha ‘Barrinhos’. Na época, entre os profissionais agraciados, estavam os jornalistas Gilvan Fontes, Cristian Góes, Jazailto Lima e Ricardo Marques.
Neste ano, 24 profissionais da comunicação serão homenageados. São eles: José Raimundo de Morais Filho, Jessika Cruz Santos, Luiz Carlos Focca, Luciano de Oliveira Santos, Lucas Rodrigues de Andrade, Marcos Augusto Borges Torres, Osmar Rodrigues Farias, Renato Lima Nogueira, Saulo José Britto Souza, Valter César Fontes Dos Santos, Aclécio Fontes Prata, Aline Braga Farias Conceição, Antônio Fernando Cabral Ferreira, Camila Roberta Santos de Araújo, Cláudia Suzana Meireles Jorge, Cleon Menezes Do Nascimento, Stephanie Macêdo, Cristiano Prado De Souza, Edelson Freitas Ribeiro, Fábio Henrique Santana de Carvalho, Francisco Ferreira Pereira, Aldaci de Souza Oliveira Matos, Flávio de Souza e Heryton Jofler Ribeiro dos Santos. Destes, quatro jornalistas compõem a Comunicação Legislativa da Assembleia Legislativa: Stephanie Macêdo, Aldaci de Souza, Aline Braga e Marcos Borges.
Histórico
A medalha homenageia personalidades pelo reconhecimento de sua notável contribuição ao jornalismo, à radiodifusão, aos cronistas esportivos, publicitários e demais profissionais que se destacam na imprensa escrita, falada, televisiva, na internet, e/ou em outras atividades que contribuem para o desenvolvimento dessas áreas.
João de Meneses Barros Filho, conhecido como Barrinhos, foi um jornalista e radialista sergipano que se destacou pela ética, defesa da verdade e da democracia. Ele foi um dos fundadores da Associação Cultural e Artística de Sergipe (ASCASE), criador e participante do Concurso de Poesia Falada do Norte/Nordeste, e fundador do Bloco dos Artistas e do Baile dos Artistas. Além disso, Barrinhos contribuiu com a Escola de Samba “Império do Morro” e fundou a “Ação Solidária Santos Antônio”, uma entidade filantrópica dedicada aos mais carentes. Ele trabalhou por mais de duas décadas como locutor-apresentador na TV Sergipana e na TV Atalaia Canal 8. Barrinhos faleceu sem deixar bens materiais, mas deixou um legado de competência, honestidade, cultura, solidariedade e alegria.
Foto: Joel Luiz- Alese