No Brasil, cerca de 142 mil mortes no trânsito foram registradas nos últimos quatro anos, o que dá uma média de quatro vidas perdidas por hora. O número foi divulgado pelo Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV) e mostra a necessidade realizar a Campanha Maio Amarelo – Atenção pela Vida no Trânsito.
Neste ano, o tema escolhido é ‘Paz no trânsito começa por você’. O objetivo é fomentar uma série de ações a serem desenvolvidas por órgãos que integram o Sistema Nacional de Trânsito (SNT) para que motoristas e pedestres entendam que cada um precisa fazer a sua parte.
O ONSV mostrou que na capital, Aracaju, 73 pessoas perderam a vida devido a acidentes no trânsito, no ano de 2022. A maior parte das vítimas é composta por homens jovens que pilotavam motocicletas.
Lei Estadual
Em Sergipe, a Lei Nº 8.265, de 17 de julho de 2017 instituiu a campanha em nível estadual. A matéria destaca a importância da conscientização da população sobre a necessidade de conduzir veículos de forma lícita, respeitosa e prudente no trânsito, bem como proporcionar a divulgação e a discussão do tema, abrangendo toda a sociedade, para que se alcancem soluções visando a redução de acidentes.
Devem ser promovidas propagandas educativas radiodifundidas e teledifundidas, além de distribuição de material impresso, realização de eventos e ações e promoção de debates. O Departamento Estadual de Trânsito de Sergipe (Detran/SE) deve tomar as providências necessárias para que estas ações sejam concretizadas.
Foto: Governo do Estado