O deputado Luizão Donatrampi (União Brasil) subiu à Tribuna, nesta terça-feira (9), para pedir apoio para o tratamento das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Ele esteve, no último domingo (7), na realização de uma passeata sobre o tema na orla de Aracaju.
O parlamentar contou que se entristeceu ao perceber que são muitas as necessidades, mas pouco é feito por este público. Ele explicou que muitos políticos se fizeram presentes no evento, mas não houve ações concretas para resolver os problemas.
“Eu ouvi muita cobrança por parte dos organizadores para nós políticos e é legítima essa cobrança, mas no final de tudo, eu conversei com o pessoal da organização e falei que aquele era o momento de enquadrar nós políticos para que possamos fazer um compromisso com estas pessoas para ajudar essa situação, já que estavam muitos políticos presentes, mas não puderam. Eu saí de lá com sentimento de tristeza porque a única certeza que tive é que aquelas pessoas não iam ter condição de dar um tratamento digno para seus filhos”, falou.
O deputado disse que as pessoas não têm condições financeiras de arcar com o tratamento e não existe clínica pública para atendimento. Além disso, os profissionais da educação pública não estão capacitados para este acompanhamento.
“Passou da hora da classe política, independente de sigla partidária, se juntar e tomar uma atitude concreta, não de discurso, de ir numa caminhada, tirar uma foto, fazer vídeo, porque quando termina todos postam fotos e vídeos e as famílias ficam sem tratamento. Se cada um de nós tirarmos R$ 500 mil de nossas emendas parlamentares, é R$ 12 milhões e constrói o melhor centro especializado do país”, acrescentou.
Em aparte, o deputado Georgeo Passos (Cidadania) se mostrou triste com esta situação e com a falta de possibilidade de apoiar. Ele explicou que a maior parte das ações só podem ser tomadas pelo Poder Executivo.
“A missão do deputado estadual muitas vezes nos deixa frustrados porque todos chegam com a determinação de tentar mudar a realidade, mas a missão principia do Poder Legislativo muitas vezes não nos dá a força de resolver. Lógico que as emendas parlamentares nos dá uma autonomia a mais”, disse.
Ele sugeriu uma visita ao CER IV para conhecer o funcionamento do local. O CER IV é um Centro Especializado em Reabilitação, que realiza diagnóstico e avaliação, orientação e estimulação precoce, reabilitação/habilitação funcional das pessoas com deficiência para sua autonomia e independência.
O deputado Adailton Martins (PSD), também em aparte, propôs convidar representantes do CER IV para falar sobre as atividades do local na Assembleia Legislativa de Sergipe. Ele ainda falou sobre a doação de um prédio para uma associação que trabalha com estas pessoas.
“Lembrar que no ano passado nós aprovamos a doação de um prédio para a associação do Olimar, na Barra dos Coqueiros, que atende 87 crianças autistas, com assistente social, fonoaudiólogo, psicólogo, neuro psicopedagogo e clínico geral. Então, agradecer a todos os deputados por autorizar a doação e pedir emendas para a associação para aumentar o número de atendimentos”, falou.
O deputado Cristiano Cavalcante (União Brasil) se colocou a disposição para destinar emenda parlamentar a esta causa. Ele citou trabalhos realizados em Capela. “Eu quero aproveitar para convidar os colegas deputados para conhecer esse projeto que é desenvolvido na cidade de Capela, que tem neuropediatra, psicólogo, psicopedagogo, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional, assistente social e é um trabalho belíssimo”.
A deputada Carminha Paiva (Republicanos) também se colocou a disposição para destinar emenda e contou que o serviço é prestado em Nossa Senhora do Socorro. “Realmente a sensação que a gente passa, eu entendo. Um dos meus primeiros projetos de lei foi para ser criado políticas públicas para estas pessoas autistas, em Nossa Senhora do Socorro tem atendimento na educação e dependendo da sala chega a três pessoas por sala. Foi comprado um clube e está terminando a reforma para ser um centro porque a gente vê a necessidade”.
As declarações ocorreram durante o grande expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa de Sergipe.
Fotos: Joel Luiz/Agência de Notícias Alese