logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Mulheres militares e vigilantes recebem homenagem na Alese

A ação contou com palestras e é alusiva ao mês da mulher

Em uma manhã marcada pelo clima de descontração, alegria e autocuidado, as mulheres que atuam em serviços militar e de vigilância da Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese) foram homenageadas pelo Poder Legislativo. A ação foi coordenada pelo Gabinete de Segurança Institucional (GSI) em alusão ao mês da mulher e ocorreu na manhã desta segunda-feira (25).

Na ocasião, foram realizadas dinâmicas, palestras além de aulas de automaquiagem para as participantes. Para o coordenador do GSI Major Jonatas Costas, o momento é um reconhecimento da mulher na sociedade.

A tenente Anne Hora

“De forma inédita o GSI da Assembleia Legislativa, dentro dos parâmetros de recursos humanos adotada pela atual presidência da Casa Parlamentar desenvolve, no dia de hoje, o reconhecimento  a atividade desenvolvida pelas mulheres com maestria e amor. Com a ação de  colocamos a mulher em posição de destaque, que é onde elas merecem estar, e ainda agradecemos pelos excelentes serviços prestados”, destacou Major Jonatas Costas.

Em Sergipe, apenas no ano de 1989 a Polícia Militar fez concurso público voltado para o público feminino. Em 1993 houve o ingresso de mulheres na corporação. Hoje, são 452 policiais mulheres na PM de Sergipe e 5.414 homens, ou seja, somente 7,7% da corporação militar é composta pelo público feminino.

A capitã da PM Fabíola Góes

De acordo a Tenente da Polícia Militar de Sergipe (PM/SE) Anne Hora que atua na GSI da Alese o evento de hoje reforça a importância do protagonismo feminino na segurança pública. “ É o momento de celebrar essa constante busca por direitos e também por um mundo mais justo em todas áreas. Hoje, integramos as mulheres vigilantes e as militares para proporcionar um momento de interação e conscientização sobre empoderamento e autoestima”, afirmou.

“Hoje temos mulheres altas patentes dentro do âmbito da segurança pública e da Policia Militar como: capitãs, coronéis e que alcançam comandos de batalhões e de unidades independentes. É de grande importância para que outras mulheres entendam que podem ter êxito na instituição”, complementou a tenente da PM SE e membro da GSI da Alese Camila Barbosa.

A vigilante da Alese Josenieide Santos da Silva participou do momento e falou sobre a celebração. “ O momento foi de integração entre as mulheres que fortalecem a segurança do Poder Legislativo. Um encontro positivo e que fortalece o público feminino”.

Palestra

Durante o evento voltado para as mulheres que fortalecem a segurança no Poder Legislativo foi realizada a palestra “Violência doméstica, como identificar?” ministrada pela Capitã da PM/SE Fabíola Góes. Na ocasião, a capitã contou a trajetória de vida dela e afirmou que também foi vítima de violência doméstica.

“Com a palestra temos o objetivo a prevenção, identificação e como saber os direitos das mulheres vítimas de violência. O momento é para falar e ouvir também e juntas vamos aprender sobre a temática, que infelizmente, é tão naturalizada e a gente não percebe. Precisamos de encorajamento e também entender como essas circunstância acontecem nos relacionamentos”, ressaltou a Capitã da PM/SE Fabíola Góes.

Fotos- Joel Luiz

Outras notícias para você

Acompanhe ao vivo

Pular para o conteúdo