logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Georgeo Passos comemora sucesso do 3º Simpósio para Conselheiros Tutelares

Durante sessão do Pequeno Expediente desta terça-feira (12), o deputado estadual Georgeo Passos (Cidadania), destacou a realização do 3º Simpósio para Conselheiros Tutelares, fruto de sua iniciativa parlamentar, no auditório da Associação dos Engenheiros Agrônomos (AEASE), em Aracaju. Na tarde desta segunda-feira (11), a atividade reuniu mais de 150 pessoas, sendo 117 conselheiros tutelares representando 37 municípios sergipanos. No plenário da Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese), o parlamentar revelou que a adesão atingiu gradativamente excesso de profissionais em busca da qualificação funcional, e, por este motivo, foi necessário mudar o local inicialmente programado. A perspectiva de Georgeo Passos é que o evento seja realizado com maior frequência devido a densidade do tema.

“Sabíamos que muitas pessoas desejariam participar do simpósio, mas com o passar dos dias e da confirmação de presença, observamos que, apesar de amplo e confortável, o auditório da Escola do Legislativo deputado João Seixas Dória (ELESE) não seria suficiente para comportar tantas pessoas, incluindo conselheiros recém eleitos e que tomaram posse na tarde de ontem”, destacou. No decorrer do respectivo pronunciamento, o idealizador da atividade enalteceu a oportunidade de promover troca de conhecimento entre os personagens que atuam nos conselhos tutelares, além de assistir, por exemplo, a palestra proferida pela promotora Talita Cunegundes Fernandes da Silva, Diretora do Centro Operacional de Apoio dos Direitos da Criança e do Adolescente do Ministério Público de Sergipe e promotora de Execução do Território de Nossa Senhora do Socorro.

“Tenho dito que todos nós sabemos o quanto as nossas crianças e adolescentes precisam dos conselheiros tutelares cada vez mais ativos, preparados e auxiliando no resguardo e direito em todo estado de Sergipe. A realização desse simpósio é um marco no encaminhamento de melhoria do serviço de atenção a este grupo vulnerável. Preparar estes profissionais é um fato indiscutível, já que muitos deles tomam posse, e, no mesmo instante, já se deparam com situações delicadas para resolver”, destacou. Paralelo ao 3º Simpósio para Conselheiros Tutelares, Georgeo Passos afirmou que o Governo do Estado precisa apresentar resultados positivos sobre a 2ª edição do Sergipe Day, desta vez no Rio de Janeiro. Esta cobrança também foi apresentada pela deputada Linda Brasil (Psol).

Grande Expediente

Convidado para se pronunciar na sessão do Grande Expediente, o deputado apresentou dois temas. O primeiro deles tratou da mobilização do Governo de Sergipe em receber e dialogar com o presidente do Hospital do Amor, em Lagarto, Henrique Prata. De acordo com Georgeo Passos, esta postura adotada pelo governador Fábio Mitidieri ocorreu depois que a bancada de oposição ampliou as denúncias sobre a contínua indisponibilidade da unidade hospitalar. “Depois do trabalho brilhante da bancada de oposição, o governo teve um minuto de humildade e decidiu conversar com Henrique Prata. Volto a dizer: não há partido quando se trata de Saúde pública. Estamos sempre juntos defendendo a melhoria, e este caso do Hospital do Amor precisava ser discutido o mais breve possível”, afirmou.

No segundo – e último –, momento de fala, o deputado pediu atenção por parte do governador de Sergipe para as denúncias envolvendo um secretário de estado, acusado de praticar violência doméstica. “Desde o início da manhã de hoje temos acompanhado mais um caso absurdo envolvendo violência sofrida pelas mulheres; desta vez supostamente praticado por um assessor, secretário de Fábio Mitidieri. Temos o nome do acusado porque até ontem o processo estava disponível; de ontem pra hoje está sob sigilo, mas nós já tínhamos o print do processo. Estamos aguardando saber qual medida será tomada; não adianta realizar audiência pública enaltecendo as mulheres, distribuir flores, e, em contrapartida, acobertar este tipo de denúncia grave. Semana passada um meteorologista foi exonerado pelo mesmo motivo, vamos ver o que acontecerá com o secretário”, completou Georgeo Passos.

 

Foto: Jadilson Simões | Agência de Notícias Alese

Outras notícias para você

Acompanhe ao vivo

Pular para o conteúdo