A deputada Linda Brasil (PSOL) fez um discurso na manhã desta quinta-feira (7) na Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese), voltado para a Segurança Pública.
“O SE TV noticiou um quadro preocupante para Sergipe. O Jornal apresentou uma pesquisa rica e muito robusta realizada pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, intitulada ‘Raio-x de Segurança Pública no Brasil’ e a pesquisa transparece um gargalo de difícil resolução, que é o déficit quase que geral nas forças de segurança do nosso país. Infelizmente Sergipe não fica de fora”, lamenta.
A parlamentar acrescentou: “De acordo com a pesquisa, o estado possui um efetivo de 5 mil 877 policiais militares e 1.038 policiais civis na ativa. Todavia, o efetivo necessário que foi colocado pelo Fórum é de 6 mil e 600 policiais militares e 5 mil 529 policiais civis. Ou seja, considerando apenas as polícias civil e militar, Sergipe tem um déficit de 951 agentes de segurança pública. É um cenário alarmante que se reflete em profissionais sobrecarregados, trabalhando sob pressão e em condições críticas para o fornecimento de uma política pública tão sensível”.
Linda Brasil disse ainda que tem insistido em pensar na necessidade de uma Segurança Pública de forma séria.
“Não eleitoreira e compromissada com a mitigação da violência e com respeito à dignidade da pessoa humana, passando pelo respeito e valorização dos profissionais de segurança pública. Conclamamos ao Governo do Estado que leve esse cenário a sério, baseando-se em dados e pesquisas, dando início à reestruturação da Segurança Pública de Sergipe, para além de um discurso populista quando divulga as questões de morte e de entregas midiática de equipamentos; valorize o profissional da Segurança Pública, realize concurso público para as carreiras policiais tão importantes”, enfatiza.
Foto: Jadilson Simões/Alese